web raparigas.gorongosa dez17Como já foi notícia na última edição do nosso jornal, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e o Parque Nacional da Forongosa (PNG) estabeleceram um Protocolo para a elaboração e implementação de um Programa de Intervenção ao nível da formação dos Facilitadores de Leitura dos Clubes das Raparigas.

Porque “Educar uma Mulher é Educar uma Nação”, o PNG está, atualmente, a desenvolver o “Programa de Educação da Rapariga”, vulgo ERA, que tem como objetivos, entre outros, reter a Rapariga na escola, melhorar as competências de leitura em Língua Portuguesa das Raparigas, evitar o casamento e a gravidez precoce e educar as Raparigas no sentido de as sensibilizar para as questões da cidadania e do ambiente.
Depois da primeira visita realizada em julho do corrente ano, com o fim de reconhecer a realidade local e aferir as competências de leitura das Raparigas, através de um modelo elaborado para o efeito, as docentes da EPM-CELP Ana Albasini, Ana Besteiro e Isabel Mota elaboraram o Currículo do Programa da Educação para a Rapariga que abrange quatro componentes: Leitura em Língua Portuguesa, Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde e Educação Ambiental.

Na passada semana de 4 a 8 de dezembro, as docentes deslocaram-se de novo ao PNG para a 1.ª ação de formação. Foram 34 os Facilitadores de Leitura que assistiram a esta formação, pois por cada um dos 17 Clubes das Raparigas.

As docentes Ana Albasini e Isabel Mota foram responsáveis pela formação nas áreas da Leitura em Língua Portuguesa e Educação para a Cidadania e a docente Ana Besteiro teve a seu cargo a Educação para a Saúde, designadamente saúde sexual e reprodutiva.

A equipa da EPM-CELP foi recebida calorosamente pelos membros da Direção do Parque Nacional da Gorongosa, estando já previstas novas ações de formação para abril e julho de 2018, nas áreas da Leitura e Língua Portuguesa, Educação para a Cidadania e Educação Ambiental.

No próximo mês de fevereiro, com a entrada de mais 17 Clubes das Raparigas neste Projeto, as docentes da EPM-CELP irão ao PNG para darem aos novos Facilitadores de Leitura os conteúdos da 1.ª ação de formação.
Equipa do Mabuko Ya Hina

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo