web mabuko.gorongosa jul18A equipa de docentes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) associada ao projeto “Mabuko Ya Hina”, constituída por Ana Albasini, Isabel Mota e Ana Besteiro, realizou, entre os passados dias 2 e 8 de julho, uma nova ação de formação destinada aos facilitadores de leitura dos Clubes da Rapariga do Parque Nacional de Gorongosa (PNG). A iniciativa, que contou com a participação de 100 facilitadores de 50 clubes das zonas norte e sul do PNG, marcou o início do segundo módulo de formação nas áreas de Leitura em Língua Portuguesa, Educação para a Cidadania e Educação Ambiental.

O novo módulo de formação teve uma componente prática cujo objetivo foi identificar, junto dos facilitadores, estratégias de ação corretas para resolver os problemas no terreno de ação. Na Leitura em Língua Portuguesa, Ana Albasini trabalhou a oralidade, dinamizando atividades promotoras do enriquecimento do vocabulário das raparigas, tendo como base prática os “Casos de Leitura” e o conto “O Sonho da Menina”, uma das publicações da EPM-CELP.

Na Educação para a Cidadania, Isabel Mota destacou a Igualdade de Género, fazendo uma abordagem reflexiva sobre o tema, de modo a que os facilitadores de leitura consigam transmitir às raparigas a mensagem da importância da igualdade de direitos e oportunidades, independentemente do género. Na ocasião, dialogou com os formandos sobre estereótipos de género e a necessidade de os desconstruir através da sensibilização para a promoção da igualdade nas comunidades e na sociedade em geral.

Ana Besteiro fez, igualmente, uma abordagem reflexiva no que à Educação Ambiental respeita, procurando sensibilizar e consciencializar os facilitadores – e estes, posteriormente, as raparigas – sobre questões ambientais, como o conhecimento dos diferentes ecossistemas existentes no PNG e, sobretudo, e da gestão dos recursos naturais. Para Ana Besteiro é fundamental que as raparigas percebam que têm um papel muito importante na preservação do PNG, uma vez que habitam nas comunidades da zona tampão do parque.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo