web galaDE
A 1.ª Gala do Desporto Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), realizada ontem (8 de junho), premiou e reconheceu o esforço dos estudantes e professores na temporada de 2016/2017, apresentou os novos equipamentos desportivos para o próximo ano, exibiu um número coletivo de ginástica de solo e homenageou um ex-funcionário da nossa Escola.

Entre as diversas surpresas do espetáculo, apresentado pela jornalista da RTP Ângela Chin e pela aluna Viviana Machado, destaque para a participação de Clarisse Machanguana, a antiga “estrela” moçambicana da mais poderosa liga profissional de basquetebol do mundo (WNBA), que entregou o prémio com o seu nome aos alunos Rodrigo Martins e Olívia Rocha, que souberam aliar com sucesso os resultados desportivos e os académicos.

O “Prémio Clarisse Machanguana”, constituído por uma camisola da seleção nacional de Portugal, um diploma e uma medalha, foi a surpresa no quadro das distinções individuais, passando doravante a premiar o sucesso unido das prestações desportiva e académica. Clarisse Machanguana, dirigindo-se à vasta plateia, não deixou passar em branco os valores que se aprendem no desporto e são aplicados no dia-a-dia, como “o respeito pelo adversário, a disciplina, a competição, ter sonhos e seguirmos com uma grande força e dedicação”, lembrando que ela própria é “produto do desporto, formada lá fora, e o desporto continua a ser parte da minha vida”. Endereçou, ainda, uma mensagem aos pais e encarregados de educação, garantindo que “aquilo que os vossos filhos aprendem no campo desportivo vão levar para fora do campo do desporto”, afirmou a presidente da Fundação Clarisse Machanguana, que se dedica a causas sociais, como, por exemplo, o combate ao vírus do HIV no mundo infantil e juvenil.

No início da cerimónia, participada por muitos encarregados de educação, alunos, professores, funcionários e convidados, o subdiretor da EPM-CELP para a área pedagógica, Francisco Carvalho, destacou a importância do desporto na vida das pessoas, lembrando que “Nos dias de hoje faz cada vez mais sentido adotar hábitos saudáveis de vida, colocando o desporto como meio de promoção da educação, formação e da saúde”. Deixou, depois, palavras de apreço a todos os alunos, funcionários, professores de Educação Física e coordenador do Clube de Desporto Escolar, Nuno Antunes, “pelo empenho que coloca todos os dias no seu trabalho”, afirmou.

Cerca de 350 alunos envolvidos no desporto escolar
No ano letivo de 2016/2017 estiveram envolvidos cerca de 350 alunos nas atividades do desporto escolar, o que levou João Lourenço, coordenador do Departamento de Educação Física e Desporto Escolar da EPM-CELP a declarar-se publicamente “muito feliz pelo impacto que a prática desportiva tem nos nossos jovens”. Na sequência, fez questão de chamar ao palco todos os colegas envolvidos no projeto do desporto escolar para o reconhecimento público do trabalho desenvolvido por todos, recordando que “na componente competitiva e ao longo do ano escolar, estes professores dedicaram em média 10 sábados ao desporto escolar”. Aproveitou a ocasião para vincar a aposta da EPM-CELP numa formação desportiva na qual “mais importante do que criar campeões precoces, é olhar para os atletas a médio e longo prazo, percebendo que os grandes campeões se fazem a longo prazo”, sublinhou João Lourenço.

Seguiu-se a homenagem ao ex-funcionário Feliciano Elias, que durante 25 anos “sempre vestiu a camisola da EPM”, como destacou João Lourenço, no desenvolvimento do seu trabalho profissional de apoio logístico às instalações desportivas da EPM-CELP. Em tom de agradecimento, Feliciano Elias, envergando a camisola do “seu” Sporting Clube de Portugal, declarou que espera que “não seja só eu a pisar o palco, mas também todos os funcionários do Departamento de Educação Física” pois, explicou, “não basta trabalhar no pavilhão, é preciso ter amor ao desporto”.

A encerrar o evento seguiram-se uma demonstração de ginástica pela classe de ginástica da EPM-CELP e a subida ao palco de todos os alunos distinguidos, ao longo da temporada desportiva, com o prémio “Atleta do Mês” nas modalidades de basquetebol, natação, futsal e voleibol.

O evento foi concebido e promovido pela Associação de Notícias do Desporto Escolar (ANDE) da nossa escola e reuniu toda a comunidade educativa da EPM-CELP em torno do reconhecimento público do mérito desportivo e escolar dos alunos que mais se distinguiram no ano letivo de 2016/2017.

web galaDE1
webGalaDE2 web galaDE3
web galaDE4 web galaDE5
web galaDE6
web galaDE7

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo