web livros.epm abr19
"O pátio das sombras", com texto de Mia Couto e ilustrações de Malangatana, "Leona, a filha do silêncio", de Marcelo Panguana e Luís Cardoso, "O caçador de ossos", de Carlos dos Santos e esculturas de Emanuel Lipanga, e "Na aldeia dos crocodilos", de Adelino Timóteo e de Silva Dunduro, são livros que receberam, muito recentemente, o selo “Altamente Recomendável 2019”, categoria "Literatura em Língua Portuguesa", da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, do Brasil. Os livros fazem parte da coleção “Contos e Histórias de Moçambique” do catálogo da EPM-CELP e os seus direitos foram atribuídos no Brasil à editora Kapulana.

web selo.recomendavel abr19Para Teresa Noronha, responsável pelo setor das publicações da EPM-CELP, os livros apresentados no Brasil pela Kapulana, de autores moçambicanos, “assumem a qualidade que procuramos criar”, afirmou, satisfeita com os resultados da iniciativa editorial da nossa Escola de lançamento daquelas obras e da parceria estabelecida no Brasil. Por seu turno, Rosana Morais Weg, diretora editorial da Kapulana, revelou que a sua editora está a envidar esforços para a divulgação da literatura de Moçambique no Brasil, afirmando que o interesse “é não só colher frutos para a Kapulana, mas, principalmente, para os artistas de Moçambique, autores, ilustradores, jornalistas, editores”.

As quatro obras recontam, sem descurarem a oralidade e tradições inspiradoras dos textos, os mitos, ficções e realidades locais, traduzindo-os em palavras e desenhos ilustrativos. "O pátio das sombras" narra a história de um rapazinho que, espicaçado pela curiosidade, ao ouvir misteriosos ruídos de festa na aldeia deserta, descobre que a avó tem uma ligação estranha com o mundo dos mortos que guarda dentro da sua cabeça. Estes, recorrentemente, saem da cabeça da anciã e regressam à terra a que pertencem para festejarem a Vida.... É desta forma que o menino recupera o rasto perdido do falecido pai e entende que o sonho é um grande pátio aberto onde vivos e mortos se reúnem.

Na obra "Leona, a filha do silêncio" desenvolve-se um mistério que envolve Leona que se recusa a falar, mas o amor encontra o seu caminho pelas páginas deste livro, dando lugar à palavra e à libertação. Em "O caçador de ossos" um homem usa as habilidades dos seus cães para se tornar no mais reputado caçador da sua aldeia. No entanto, não lhes dá, da caça obtida, senão os ossos. Os cães, revoltados, tomam a decisão de deixar de caçar. Por sua vez, em "Na aldeia dos crocodilos", Adelino Timóteo e Silva Dunduro contam que numa aldeia se dá o estranho desaparecimento de homens, mulheres e crianças, que se transformam em crocodilos, passando a viver num mundo subterrâneo. Mandoguinhas, herói deste conto, é levado a desvendar o mistério e a salvar a aldeia do domínio destas “sombras”.

Relembre-se que, no âmbito da internacionalização das iniciativas editoriais da EPM-CELP, as obras "O pátio das sombras", "Leona, a filha do silêncio" e "O caçador de ossos" integraram em 2017 o Plano Nacional de Leitura de Portugal.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo