web ambiente2017a
O Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, foi, este ano, na EPM-CELP, celebrado numa turma do quinto ano do ensino básico e nas dos finalistas do pré-escolar por iniciativa de alunas da turma A1 do 12.º ano, no âmbito das suas atividades na disciplina de Biologia.

A 6 de junho, de manhã, as alunas Beatriz Amado, Carole Inglês e Jéssica Magaia levaram um pouco do meio ambiente à sala do 5.º F. A aula iniciou-se com uma pequena apresentação em que os alunos foram incentivados a participar, respondendo a questões como “O que é a poluição?”, “O que podemos mudar para proteger o ambiente?” e “Quais as ações mais frequentes que levam à poluição do meio ambiente?”. Os alunos responderam com ânimo e entusiasmo, demonstrando estarem alerta para os perigos da poluição e terem consciência do que devem fazer para os atenuar. De seguida, a turma dividiu-se em três grupos e cada um seguiu para o exterior com as alunas-«professoras» para a recolha de seres vivos: pequenos insetos, formigas e folhas das mais variadas plantas, nomeadamente. Ao voltarem à sala de aula, observaram o conteúdo recolhido em lupas, demonstrando interesse e fascínio pelo «aumento» da vida aos olhos de cada um.

web ambiente2017bJá no dia 7, os alunos finalistas do pré-escolar tiveram a oportunidade de passar uma manhã um pouco diferente do habitual: falar sobre o meio ambiente e interagir com alunas mais velhas em sala de aula. Demonstraram, também eles, saber muito acerca do problema que nos assombra cada vez mais e, apesar de pequeninos, revelaram-se conscientes dos perigos e consequências da poluição, referindo até chuvas ácidas, buracos na camada de ozono e diminuição da biodiversidade. No final da pequena conversa, todos os alunos desenharam o que seria para eles uma representação do meio ambiente: ora como gostariam que fosse, limpo e saudável, ora como se está a tornar, sujo e desagradável à vista.

As pequenas interações foram não só importantes para alertar os alunos mais novos, como também para desenvolver as suas visões sobre este problema cada vez mais considerado “uma invenção”.

Beatriz Amado, Carole Inglês e Jéssica Magaia
web Beatriz.Amado web Carole.Ingles web Jessica.Magaia

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo