web deputados.epm fev19
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) foi selecionada, pelo círculo Fora da Europa, para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, em Lisboa, agendada para 6 e 7 de maio próximo, onde será representada pelos alunos-deputados Larissa Gil (8.ºA) e Luca Ambrosi (8.ºE), eleitos na Sessão Escolar realizada no passado dia 31 de janeiro.

Na Assembleia da República de Portugal os dois deputados irão defender o Projeto de Recomendação da EPM-CELP, nascido do debate e negociação de ideias apresentadas a escrutínio e que contém as seguintes três medidas relacionadas com o tema “Salvar os Oceanos”, escolhido para a edição 2019 do Parlamento dos Jovens: “Colocação de redes ou grades nas valas de águas pluviais”, “Criação de um serviço público de limpeza de praias em parceria com o programa de acolhimento de refugiados” e “Celebridades ao Serviço da Limpeza dos Oceanos”.

Nos debates internos, realizados em contexto de sala de aula no âmbito da Educação para Cidadania, os alunos discutiram e propuseram, ao nível das respetivas turmas, medidas para “Salvar os Oceanos”, seguindo-se debates informais que envolveram 108 alunos e 50 deputados eleitos à Sessão Escolar, dos quais foram escolhidos os representantes para a Sessão Nacional.

Refira-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República de Portugal que leva a cabo debates à escala universal onde quer que se fale a língua portuguesa. Participam desta iniciativa as escolas portuguesas sediadas em Portugal, no círculo da Europa e no círculo Fora da Europa.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo