web flexibilidade.curricular fev19Inclusão, comunicação, pensamento crítico, individualização, autonomia, colaboração, inovação e criatividade são, entre outros, conceitos inspiradores de práticas de aprendizagens em contexto de sala de aula que colocam aluno e professor na rota da descoberta de saberes e competências. Estiveram presentes na ação de formação “Autonomia e Flexibilidade Curricular como oportunidade de construção de uma Escola mais inclusiva”, realizada entre 5 e 9 de fevereiro, juntando dirigentes, professores e encarregados de educação da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), dinamizada pela professora e investigadora portuguesa Ariana Cosme, da Universidade do Porto (UP), de Portugal, que partilhou problemas e soluções do mundo contemporâneo da educação.
web formacao.descalculiaA ação de formação “Estratégias de superação de dificuldades em alunos com discalculia”, ministrada pela psicóloga Lília Marcelino, diretora do Núcleo da Discalculia e investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona (Portugal), entre 21 e 26 de janeiro em curso, atraiu educadores de infância, docentes do primeiro ciclo do ensino básico e de Matemática e de Ciências da Natureza do segundo ciclo, técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação e professores do Departamento de Educação Especial da nossa Escola para a exploração de soluções para enfrentar problemas discalculia em contexto de sala de aulas.
web formacao.exp out18Dezoito professores de seis escolas técnico-profissionais de Moçambique beneficiaram, entre 1 e 3 de outubro, de formações experimentais nas áreas da Biologia, Física e Química ministradas por docentes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP). A iniciativa, do Centro de Formação da EPM-CELP em parceria com a Fundação Portugal-África, surgiu na sequência da oferta de bancadas móveis de laboratório aos institutos de Mumemo, Inharrime, Mabote, Chimoio, Songo e Ilha de Moçambique e visou, entre outros objetivos, capacitar os seus quadros no manuseio de instrumentos e materiais, bem como estimular a criatividade na utilização de meios locais em aulas experimentais.

jornalarte quad