valerio.romaoO escritor português Valério Romão vai proferir a palestra “Inclusão e Autismo – uma abordagem para pais, educadores e pares”, dirigida a alunos do 12.º ano, encarregados de educação e professores e marcada para o próximo dia 22, às 15 horas no Auditório Carlos Paredes. Logo a seguir, às 17 horas, dinamizará uma oficina de escrita para professores e, no dia seguinte (23 de outubro), mas às 10 horas, uma outra aberta a alunos do 11.º ano da nossa Escola.

Integrado na sua visita a Moçambique, a convite da EPM-CELP e do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Valério Romão, que também se destaca como contista, dramaturgo e tradutor, vai participar, no dia 23 de outubro, às 18 horas, na biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, numa mesa redonda dedicada ao tema “Novas Narrativas Portuguesas, Linhagens e Singularidades”, a ser moderada pelo professor universitário e crítico literário António Cabrita.

Valério Romão participará na abertura da Feira do Livro de Maputo marcada para 26 de outubro. Às 15 horas, o autor da trilogia “Paternidades Falhadas” vai discutir na mesa-redonda “O lugar dos prémios literários, o mérito e a valorização dos autores” ao lado de figuras da literatura moçambicana como Calane da Silva, Ungulani Ba Ka Khosa, Mia Couto e Pedro Mbate. A conversa será moderada pelo académico Aurélio Cuna.

Valério Romão nasceu em França em 1974. Licenciou-se em Filosofia e é escritor, contista, dramaturgo e tradutor. Selecionado como Jovem Criador nacional no início do século, tem diversos livros publicados e é um dos nomes sonantes da nova literatura em Portugal. Foi finalista do Prix Femina 2016. Tem três romances publicados: “Autismo” (2012), “O da Joana” (2013), “Cair para dentro” (2018), todos pela Editora Abysmo, constituindo a trilogia “Paternidades Falhadas”. Tem também publicados três livros de contos: “Facas (2013, Companhia das Ilhas), “Da Família” (2014, Abysmo), “Dez razões para aspirar a ser gato” (2015, Mariposa Azual); e duas peças de teatro: “A Mala” (2015, Guilhotina) e “Irina, Macha, Olga” (2016, Não Edições).

Tem publicado na Granta Portugal e Brasil, Granta UK e Granta Suécia. O seu livro “O da Joana” foi publicado em Itália pela Caravan Edizioni, e “Autismo” no Brasil, pela Tinta-da-China Brasil, e pela Chandeigne em França, onde foi finalista do Prémio Femina em 2016.
web cartaz.valerio.romao out19

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo