cabecalhocatalogo
Cinco livros editados e publicados pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) foram selecionados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) de Portugal para integrar o conjunto de listas de publicações recomendadas para leitura pelas crianças e jovens nas escolas e na formação de adultos.

Os cinco títulos pertencem à coleção “Contos e Histórias de Moçambique” da EPM-CELP e integram duas listas de modalidades de leitura diferentes. Para a de leitura autónoma para o quinto ano de escolaridade estão “O Pátio das Sombras” (Mia Couto), “O Casamento Misterioso de Mwidja” (Alexandre Dunduro) e “Kanova e o Segredo da Caveira” (Pedro Lopes) enquanto “Leona, a Filha do Silêncio” (Marcelo Panguana) e “O Caçador de Ossos” (Carlos Santos) são sugestões de leitura na área da formação de adultos. Estas obras integram o lote de 400 novos títulos entrados em 2017 nas listas do PNL.

 web cacador  web casamento web kanova  web leona   web patiosombras
A coleção “Contos e Histórias de Moçambique”, de acordo com o catálogo 2017 da EPM-CELP, “conjuga texto e ilustração e busca trazer o imaginário popular das histórias tradicionais de Moçambique para os nossos dias. O resultado é um casamento feliz onde a palavra e a imagem narram à vez as histórias outrora contadas à roda de uma fogueira...”, referindo também a sua distribuição gratuita pelas escolas públicas e comunitárias do sistema de ensino moçambicano através da qual os livros têm “ganhado novas vidas e conquistado espaços infinitos...”, acrescenta.

A página oficial do PNL informa que as listas de livros recomendados “incluem obras de autores portugueses e estrangeiros para os diferentes anos de escolaridade e que correspondem a diferentes graus de dificuldade, para que os educadores e os professores possam escolher os livros mais adequados aos alunos das turmas que lecionam”. Os livros recomendados são selecionados por uma comissão da qual fazem parte professores, jornalistas, críticos literários e investigadores que usam como critérios o mérito literário, o rigor científico, a dimensão estética e a qualidade da tradução, quando aplicável, ainda segundo aquela fonte do PNL.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo