web livro.ensinotecnico nov18A propósito do lançamento de mais uma obra da coleção “Pensar a Educação”, o Centro de Formação da EPM-CELP emite a nota informativa abaixo transcrita.

“Será lançado no dia 23 de novembro, pelas 18 horas, no Átrio Principal da EPM-CELP, o livro “O Ensino Técnico Profissional Comercial e Industrial em Lourenço durante o Estado Novo – A Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva”da autoria de Luísa Antunes, integrado nas comemorações do XIX aniversário desta Escola. Trata-se do quinto título da coleção “Pensar a Educação”, numa edição da EPM-CELP.

Este livro, que se inscreve no âmbito da História da Educação em Portugal, teve por base a dissertação de mestrado em Formação Pessoal e Social, submetida a aprovação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no ano de 2011.

O tabalho aborda a cultura organizacional da Escola Comercial de Lourenço Marques Dr. Azevedo e Silva, no período do Estado Novo, estabelecendo um paralelo entre o Ensino Técnico Profissional na Metrópole e a Ensino Técnico Profissional-Comercial em Lourenço Marques e analisando o papel do Ensino e em particular do Ensino Técnico na construção do sujeito colonial, e na materialização de uma política colonial.

O trabalho serviu-se do arquivo e da memória como fontes privilegiadas para a pesquisa científica do passado da instituição em estudo e, num contexto de crescente importância do Ensino Técnico Profissional, traz a lume algumas questões, que não sendo de hoje, mantêm toda a atualidade.”

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo