web semana.leitura1 mar19
Nos seus primeiros dois dias de atividades, a Semana da Leitura 2019 da EPM-CELP valorizou momentos que colocaram os alunos no centro das várias iniciativas de incentivo e valorização da leitura e do livro, realizadas entre ontem e hoje e promovidas pela Biblioteca Escolar José Craveirinha. Destaques para a “Leitura e Leitor”; as apresentações das obras literárias “Livro do Leitor - Leve Passada”, de João Paulo Videira, e “Contos e Gravuras de Moçambique”, de António Cabrita; o concurso de Leitura Expressiva; o “Miúdos a Votos” e a Feira do Livro.

web semana.leitura2 mar19A atividade “EPM aLer+” inaugurou, uma vez mais, a já emblemática Semana da Leitura da EPM-CELP, colocando alunos, professores e funcionários a ler ao mesmo tempo durante 20 minutos e em qualquer lugar, após a interrupção da tarefa em mãos. Seguiu-se o encontro “Miúdos a Votos”, desenvolvido em contexto de sala de aula, terminando o primeiro dia com a apresentação do “Livro do Leitor - Leve Passada”, de João Paulo Videira, na Biblioteca Escolar José Craveirinha.

Editado pela Emporium, a obra de João Paulo Videira reúne poemas do autor publicados, ao longo dos anos, em blogues e redes sociais, plataformas a partir das quais os leitores escolheram e sugeriram os textos para publicação em livro. “Este livro não poderia ter outro nome. Não se trata de um título particularmente poético ou inspirador. Mas reflete o que o livro é”, prefacia o próprio João Paulo Videira, docente da disciplina de Português na EPM-CELP, nas primeiras páginas do seu primeiro livro de poesia. Reforçou a ideia de que a obra é do leitor seguidor dos seus escritos publicados na blogosfera, tendo cabido a ele a seleção dos textos “em meio da polémica entre a sua virtuosidade e a sua perniciosidade”. De tal forma que os 42 poemas, distribuídos por 97 páginas, são publicados no livro acompanhados da identificação dos leitores proponentes.

Segundo dia agitou o Auditório Carlos Paredes
No segundo dia (hoje) da Semana de Leitura 2019 destaque para a atividade “Leitura e Leitor”, a apresentação às crianças do livro “Contos e Gravuras de Moçambique”, de António Cabrita, o concurso de Leitura Expressiva, a campanha “Miúdos a Votos” e a Feira do Livro.

Hoje, manhã cedo, as mesas expositoras da Feira do Livro abarrotaram de livros, entre clássicos da literatura, estreantes e incontornáveis referências editoriais da EPM-CELP e de outras editoras, conquistando a atenção de alunos e professores, enquanto, paralelamente, na Biblioteca Escolar José Craveirinha, miúdos dos terceiro e quarto anos do ensino básico prestavam homenagem aos alunos participantes no concurso de Leitura Expressiva.

web semana.leitura3 mar19Na sessão de apresentação do livro “Contos e Gravuras de Moçambique”, no Auditório Carlos Paredes, o autor António Cabrita descortinou, para plateias distintas de alunos dos quarto e quinto anos, os segredos da palavra, escrita ou falada. No seu discurso, o escritor e jornalista reiterou a necessidade de os estudantes serem amigos das palavras, uma relação que, segundo disse, só será enraizada através da leitura constante. No rol das curiosidades e sugestões sobre a leitura e a escrita, abriu-se espaço para perguntas sobre a vida e obra do autor, o que tornou o ambiente mais íntimo e revelador. Certeiro e didático, António Cabrita conseguiu satisfazer as curiosidades dos petizes.

A edição 2019 da Semana da Leitura da EPM-CELP decorre até à próxima sexta-feira (15 de março) sob o lema “Hoje Leitor, Amanhã Leitor”.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo