robotica

A EPM-CELP através das Mãos na Ciência irá participar num projeto liderado pelo planetário – Casa da Ciência de Braga e coordenado por Henrique Cacheta.  O projeto “Code Learning with astromical ideas” envolve Portugal, Moçambique e Timor Leste, sendo financiado pela União Astronómica Internacional (IAU) Office of Astronomy for Development, visando promover os objetivos de desenvolvimento sustentável nos países mencionados. 

O objetivo principal desta iniciativa é desenvolver um projeto educativo inovador na área da programação e robótica e consiste na criação de um programa para ensino de programação baseado na utilização de microbits (pequenos computadores) programáveis onde os alunos irão aplicar as suas aprendizagens à exploração espacial e à astronomia. Está ainda prevista a receção de materiais educativos, tais como kits programáveis e os manuais de formação contemplando o atual contexto de ensino à distância.    

O projeto envolve numa 1ª fase (até julho de 2021), a formação de professores, e posteriormente dos alunos (a partir de setembro de 2021). É importante salientar que a EPM-CELP ficará capacitada para replicar a formação junto da restante comunidade escolar (escolas estrageiras e moçambicanas).  

A coordenadora do projeto Mãos na Ciência, Sónia Gama Pereira, explica a importância deste projeto na preparação dos jovens para os novos desafios da sociedade moderna: “A visão deste projeto passa pela implementação de práticas pedagógicas divertidas que incutam nos jovens competências de programação e robótica presentes nas suas vidas. O projeto promove ainda a compreensão do mundo, o desenvolvimento do raciocínio e o estímulo da criatividade.” 

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo