NOTA À IMPRENSA | Lançamento do livro “O João, a Donzela e o Monstro das Doze Cabeças”

Imprimir
Este email contém imagens, se não as consegue ver, pode lê-lo online
LogoComME
  -

NOTA À IMPRENSA

Lançamento do livro "O João, a Donzela e o Monstro das Doze Cabeças"

 
  A propósito do lançamento de mais um livro da coleção “Contos e Histórias de Moçambique”, o Centro de Formação da EPM-CELP emite a nota informativa abaixo transcrita.

web livro.donzela dez18“No dia 6 de dezembro de 2018, pelas 17 horas, no Átrio da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, terá lugar o lançamento do livro “O João, a Donzela e o Monstro das Doze Cabeças”, da autoria de Benjamim Pedro João e ilustrado por Carmen Muianga.
Trata-se do décimo primeiro título da coleção Contos e Histórias de Moçambique, editada pela Escola Portuguesa de Moçambique. Esta coleção que conta com autores como Mia Couto, Ungulani Baka Khosa, Marcelo Panguana, entre outros, propõe a recriação de histórias tradicionais moçambicanas por escritores de Moçambique. Estes livros são enriquecidos por ilustrações que utilizam várias técnicas e suportes de modo a valorizar as artes plásticas e o artesanato. Entre os ilustradoers contamos com Malangatana, Silva Dunduro, Luís Cardoso, entre outros.
Esta coleção encontra-se também editada no Brasil, pela editora Kapulana e cinco dos seus títulos foram adoptados pelo Plano Nacional de Leitura de Portugal.
O lançamento do livro será acompanhado de uma exposição/venda das ilustrações do livro.

Sobre o autor:
Benjamim Pedro Joambo nasceu a 9 de Dezembro de 1969.
É Licenciado em Ciências da Educação pelo Instituto Superior M.M. Africa.
Publicou os seus primeiros 3 poemas na revista Tempo.
Posteriormente publicou alguns livros de contos como “Mitombwe”, 1999; “Metamorfose das Sombras”, 2003; “Estórias de Desassossegar o Encanto do Diabos”, 2009 .
Na área infanto-juvenil tem publicados “O menino que girava o Mundo”, 2006, “O Príncipe Encantado”, 2012 e “Ngano contos populares da nossa terra”, 2016.
Organizou a “Antologia de Jovens Escritores de Manica” pela Editora UNOREMA em 2008.
Foi vencedor do Prémio literário João Dias do Instituto Camões e Faculdade
de Ciências e Letras da UEM em 2009.

A ilustradora:
Carmen Maria - membro fundador do MUVART, Associação Núcleo de Arte e Associação Kulunguana - nasceu em 1974 em Maputo e fez o curso básico de Artes Gráficas na Escola Nacional de Artes Visuais de Maputo e o curso médio de Gravura na Escola Nacional de Artes Plásticas de Havana.
Lecionou na Escola de Artes Visuais Lopes Penha em Cuba e na Escola Galeria Eugénio Lemos em Maputo.
Realizou uma exposição individual em Maputo em 1999 e participou em várias exposições colectivas em Moçambique, Japão, Namíbia, Itália, Finlândia, Holanda, China e Portugal. Tem participado nas exposições da colecção crescente da galeria Kulunguana e tem obras em colecções privadas nacionais (Museu Nacional de Arte e colecção TDM) e estrangeiras.
No ano de 2015 participou na residência artística RASTOS, de Intercâmbio África/ Brasil na Arte contemporânea.
Vive em Maputo onde é docente na Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo.”

Os nossos cumprimentos
EPM-CELP
Maputo, 19 outubro 2021, 4:55
 
newl fundo v