web raparigas.gorongosa dez17Como já foi notícia na última edição do nosso jornal, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e o Parque Nacional da Forongosa (PNG) estabeleceram um Protocolo para a elaboração e implementação de um Programa de Intervenção ao nível da formação dos Facilitadores de Leitura dos Clubes das Raparigas.

Porque “Educar uma Mulher é Educar uma Nação”, o PNG está, atualmente, a desenvolver o “Programa de Educação da Rapariga”, vulgo ERA, que tem como objetivos, entre outros, reter a Rapariga na escola, melhorar as competências de leitura em Língua Portuguesa das Raparigas, evitar o casamento e a gravidez precoce e educar as Raparigas no sentido de as sensibilizar para as questões da cidadania e do ambiente.
Depois da primeira visita realizada em julho do corrente ano, com o fim de reconhecer a realidade local e aferir as competências de leitura das Raparigas, através de um modelo elaborado para o efeito, as docentes da EPM-CELP Ana Albasini, Ana Besteiro e Isabel Mota elaboraram o Currículo do Programa da Educação para a Rapariga que abrange quatro componentes: Leitura em Língua Portuguesa, Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde e Educação Ambiental.

Na passada semana de 4 a 8 de dezembro, as docentes deslocaram-se de novo ao PNG para a 1.ª ação de formação. Foram 34 os Facilitadores de Leitura que assistiram a esta formação, pois por cada um dos 17 Clubes das Raparigas.

As docentes Ana Albasini e Isabel Mota foram responsáveis pela formação nas áreas da Leitura em Língua Portuguesa e Educação para a Cidadania e a docente Ana Besteiro teve a seu cargo a Educação para a Saúde, designadamente saúde sexual e reprodutiva.

A equipa da EPM-CELP foi recebida calorosamente pelos membros da Direção do Parque Nacional da Gorongosa, estando já previstas novas ações de formação para abril e julho de 2018, nas áreas da Leitura e Língua Portuguesa, Educação para a Cidadania e Educação Ambiental.

No próximo mês de fevereiro, com a entrada de mais 17 Clubes das Raparigas neste Projeto, as docentes da EPM-CELP irão ao PNG para darem aos novos Facilitadores de Leitura os conteúdos da 1.ª ação de formação.
Equipa do Mabuko Ya Hina

pontalingua quad

biblioteca

Logo UPA

despesc

Topo