DELECerca de 45 alunos de várias escolas e instituições de Maputo, dos quais 42 da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), foram, nos dias 13 e 14 de novembro, submetidos a exames Escolar A2/B1 e B2 para obtenção do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), usado para o reconhecimento internacional na candidatura a bolsas de estudos e atribuição de prémios, bem como na obtenção de vistos de estudos em Espanha, tendo validade indefinida.

A EPM-CELP realiza o exame pela segunda vez consecutiva. De acordo com Uriel Guerra, professor de espanhol na nossa Escola e tutor dos exames, o comprometimento e o entusiamo dos alunos, em todas as provas, trazem esperanças na valorização do Espanhol, considerada atualmente a segunda língua mais falada no mundo. “Como no ano passado, as provas foram divididas em quatro fases. A primeira de compreensão textual, seguida de resolução de problemas; a segunda auditiva, na qual os alunos ouviram um áudio enviado pela tutela para que estes, mais uma vez, resolvessem os problemas; a terceira de expressão textual e a quarta consistiu numa entrevista”, explicou o docente, sublinhando que, na EPM-CELP, os alunos dos 9.º, 10.º e 11.º anos bateram o recorde de candidaturas.

Os exames do DELE avaliam diferentes habilidades linguísticas do espanhol como língua estrangeira e são projetados de acordo com as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e respetivo manual, ambos do Conselho da Europa. O DELE comporta sete diplomas de outros tantos níveis (A1, A2, B1, B2, C1, C2 e A2/B1, este último de caráter escolar e destinado a alunos dos 11 aos 17 anos de idade). A aprovação em cada um dos níveis depende de exame obrigatório. No caso do nível escolar, os candidatos elegíveis podem receber uma certificação de nível A2 ou B1 em função do seu desempenho nos diferentes testes.

Refira-se que os DELE são títulos oficiais que certificam o grau de competência e domínio da língua espanhola, concedidos pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional de Espanha. Os próximos exames estão previstos para os dias 21 e 22 de maio, e 12 e 13 de novembro de 2021.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo