filosComemorou-se, ontem, 19 de novembro, o Dia Mundial da Filosofia. Esta data, recomendada pela UNESCO desde 2002 é, em todos os anos, assinalada na terceira quinta-feira do mês de novembro e tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade do pensamento crítico fundamentado, o qual é estruturante do sentido da vida humana.

Este ano, associando-se a este evento, a EPM-CELP realizou um conjunto de atividades, das quais se destacam as frases de filósofos colocadas nos degraus dos vastos espaços e escadas da Escola, pela  DSC0581interpelação, surpresa e admiração causadas, bem como, o testemunho de alunos do 11.º ano sobre a experiência deles com a disciplina, gravado em vídeo e projetado durante todo o dia e, ainda, a conferência: "Se a Filosofia nasce do Amor, então o que é o Amor? Um caso de investigação filosófica” pelo Professor Doutor Artur Galvão, docente catedrático da Universidade Católica – Faculdade de Filosofia de Braga. A conferência, destinada aos alunos do 10.º ano, decorreu online, a partir das 10:30 horas na plataforma Google Zoom.

Esta atividade teve por objetivo reconhecer o esforço e a necessidade do pensamento crítico fundamentado sobre temas-problemas do Homem no mundo atual e, nomeadamente, o quão desafiante é ser… ser humano em tempos de mudança.

 DSC0572Pretendeu-se que os jovens experienciassem esta oportunidade de pensar sobre a temática apresentada e desenvolvam a competente capacidade de análise crítica fundamentada, no momento presente, bem como, por toda a sua vida pessoal e social.

Assim, os alunos de Filosofia da EPM-CELP foram convidados pelo ilustre palestrante a refletir sobre os desafios do Amor imaginados / criados à condição humana e as consequentes interrogações éticas e foi por estes considerada muito profícua, ao ponto de, no final, vários terem mesmo solicitado uma repetição do evento.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo