DLP 01

As celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, ontem assinalado, revelaram emoções fortes na EPM-CELP, unindo, através da Língua, ideologias, homenagens, exposições, danças e outras manifestações artístico-culturais. Os momentos vividos nos vários espaços da escola, e presenciados por figuras do Governo de Portugal e Moçambique – no cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 –  evidenciaram a plasticidade, a mestiçagem, a multiculturalidade, a musicalidade e a riqueza da Língua Portuguesa.

O dia iniciou com a receção aDLP 02o Senhor Embaixador de Portugal em Moçambique, Dr. António Costa Moura, sua comitiva e demais convidados, na sua primeira visita à EPM-CELP, seguido de uma "viagem" guiada pela exposição do artista plástico moçambicano Dito Tembe. Seguiram-se momentos de homenagem a Calane da Silva, visita à Biblioteca Escolar José Craveirinha, a oferta de Maletas de Leitura a escola públicas da Província de Inhambane no âmbito do projeto Mabuko Ya Hina, na senda da disseminação da leitura e escrita, e o lançamento do livro “Contar Histórias com Avó ao Colo”, uma antologia que reúne textos de escritoras de oito países da CPLP.

Em cena ou nas palavras, nas canções ou nas pinturas, a Língua Portuguesa é, segundo testemunho do Embaixador de Portugal em Moçambique, “uma língua de amizades e cumplicidades”. Para além do embaixador, estiveram presentes no evento o Senhor Secretário Permanente do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Dr. Abel Assis, em representação da Senhora Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique, a Senhora Cônsul Geral de Portugal, Dr.ª Maria Morais Silva, a Diretora Nacional do Ensino Primário, Dr.ª Gina Guibunda, o Diretor do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Dr. João Pignatelli e membros da Comissão de Administração Provisória da EPM-CELP.

Refira-se que as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa ocorreram em 44 países e contaram com cerca de 150 atividades.




Comentar


Código de segurança
Atualizar

pontalingua quad

biblioteca

Logo UPA

despesc

Topo