DSC0041A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) procedeu, na manhã de hoje, à oferta de 800 livros da sua coleção “Contos e Histórias de Moçambique” ao Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (FBLP). Editadas pela Escola, as obras visam contribuir para a “Campanha de Angariação de Fundos Bibliográficos para o apoio às Bibliotecas Públicas e Escolas Primárias e Secundárias” de Moçambique, lançada em 2020 pela FBLP, tendo como meta doar, em todo o país, mais de 11 mil livros.

Do “kit” oferta constam obras que marcam o percurso editorial da EPM-CELP, em cerca de 12 anos, na busca do imaginário popular das histórias tradicionais de Moçambique para os nossos dias, e para a distribuição gratuita pelas escolas públicas e comunitárias do sistema de ensino moçambicano, como Wazi, O Rei Mocho, O Casamento Misterioso, Na Aldeia dos Crocodilos, entre outros.

De acordo com Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, o gesto reforça a missão social desta instituição de ensino, que conjuga a educação, a solidariedade, a cooperação e a promoção da Língua Portuguesa. “Ao longo destes anos de promoção da leitura e da escrita, através da editora e do projeto `Mabuko Ya Hina´, procuramos tornar o livro mais acessível para todos. Aproveitamos, hoje, de braços abertos, o desafio do Fundo para, mais uma vez, realçarmos o nosso compromisso com a literacia, pois todo o futuro sorridente depende da educação”, explicou durante o seu discurso a dirigente.

Nataniel Ngomane, presidente do FBLP, por sua vez, agradeceu o gesto da Escola e explicou que a ação, especial dentro da missão da agremiação, tem como objetivo privilegiar as escolas localizadas nas zonas mais recônditas do país e muitas vezes esquecidas, devido ao fraco orçamento. Por isso, no âmbito do projeto, já foram entregues 250 livros à Escola Secundária de Namuno, em Cabo Delgado, e 289 à Escola Secundária de Chiconono, na província de Niassa.

“Neste momento, já fizemos levantamento de algumas escolas para ver se identificamos uma central, espécie de escola mãe, onde iremos oferecer livros, e isso será dentro em breve. Será na região Sul, na província de Inhambane, no distrito de Inharrime”, disse o presidente do FBLP garantido que, ainda no âmbito desta campanha, serão entregues centenas de livros às escolas necessitadas em todo o país.
 DSC0044

Comentar


Código de segurança
Atualizar

pontalingua quad

biblioteca

Logo UPA

despesc

Topo