a amizade com os monstrosCom narrativa e ilustrações de Miguel Ouana e Nwetana, respetivamente, o mais recente livro infantojuvenil editado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), “Amizade com o Monstro”, busca mostrar, por meio de aventuras, medos e descobertas entre Matique, um menino de oitos anos, e o Monstro Xikalavito, a eficácia dos mitos e crenças populares para manter as regras e comportamentos no seio das aldeias.

Através das diferentes personagens, como Matique, a dona Catarina, o senhor Gumende, Tiane, Josefate e o Monstro, o livro desencadeia um diálogo familiar de prós e contras que, ao longo da narrativa, cumpre o seu papel: aguçar a imaginação e refletir sobre valores da sociedade e outros julgamentos. Por isso, este conto atravessa todas as idades e estimula a capacidade de reflexão.

A história decorre numa aldeia em que a evocação do nome “Xikalavito” que, traduzido, é “sem nome” em português, intimida de tal forma as crianças que as obriga a manter as regras morais e de comportamento na aldeia. E Matique, ao relacionar-se com o Monstro e criando com ele uma forte amizade, será confrontado com a verdade desses mitos e crenças populares.

Esta amizade e os encontros secretos entre os dois protagonistas deverão ser resguardados dos olhares dos habitantes da aldeia, a conselho do próprio Monstro, para que o céu não desabe sobre todos eles. E esse mundo secreto passa a ser o mundo real do menino no território dos sonhos.

Durante a promoção do livro, a ilustradora portuguesa Nwetana, pseudónimo de Ana Lúcia Silva, referiu que este concretiza um dos seus sonhos, esperando, por isso, que “as crianças adorem e possam sonhar e fazer, quem sabe, `amizade com alguns monstros´, falo daqueles que `não existem´. Na mesma senda, o escritor Miguel Ouana falou da sua paixão pela literatura infantojuvenil, afirmando que este livro foi escrito “sempre com as crianças no coração”.

A obra “Amizade com o Monstro” já está disponível para a venda nos Serviços Administrativos da EPM-CELP e nas livrarias da cidade de Maputo.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

pontalingua quad

biblioteca

Logo UPA

Logo UPA

despesc

Topo