festival escolas com livros 1Realizou-se, hoje, no Auditório da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, a cerimónia de encerramento da 8ª edição do Festival “Escolas Com Livros”, uma iniciativa do Projeto da EPM – CELP, Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros).

O evento foi apresentado pela Coordenadora do Projeto, Ana Albasini, e contou com a presença da Comissão Administrativa Provisória da EPM–CELP, da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, do Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, do Diretor do Centro Cultural Português, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, João Pignatelli, da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM – CELP, Janete Cravino, membros do Conselho Consultivo do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, diretores de escolas, professores, alunos, entre outros convidados.

Nesta cerimónia, procedeu-se à entrega dos prémios do Concurso de Leitura “Ler bem!”, realizado no âmbito do Festival “Escolas Com Livros" nas escolas do Sistema de Ensino Moçambicano que integram o Projeto Mabuko Ya Hina e em turmas da 3ª Classe. Foram premiados os alunos Zenedine Tinga, da Escola Primária Completa 12 de Outubro, em 3º lugar, Junaide Ali, da Escola Primária Completa Unidade 18, em 2º lugar, e Ancha Sambo, também da Escola Primária Completa 12 de Outubro, em 1º lugar, recebendo o prémio do melhor desempenho ao nível da leitura no Concurso “Ler Bem!”.

Foram, igualmente, premiadas as Escolas Primárias Completas Imaculada, Anexa ao IFP da Matola, Maguiguana, 12 de Outubro, Triunfo e a Escola Comunitária Rainha da Paz, por se terem destacado pelo número de alunos que, durante o Concurso, demonstraram dominar as competências de leitura.

Os alunos e as escolas vencedoras do Concurso “Ler bem!” foram premiados com Certificados e publicações da EPM–CELP.

Nos discursos proferidos pelas individualidades, Luísa Antunes, Presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM–CELP, referiu-se aos objetivos do Protocolo de Cooperação nos domínios das bibliotecas escolares, mencionando a importância de fazer da leitura um hábito de vida das crianças. António Costa Moura, Embaixador de Portugal em Moçambique, elogiou o Festival, referindo “O Festival Escolas com Livros é uma iniciativa inquestionavelmente meritória”. Carmelita Namashulua, Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, apresentou um discurso reflexivo, mencionando: “A iniciativa Festival ‘Escolas com Livros’ impera-nos a refletir sobre a necessidade da disponibilidade do livro nas nossas escolas, como condição primordial para o alcance do advento da qualidade da educação que alvejamos para as nossas crianças na escola”.

E porque a leitura também está presente na música, a cerimónia de encerramento do Festival contou com momentos musicais protagonizados pelos docentes da EPM–CELP Luís Santana, Leandra Reis, Agnes Golias e Ricardo Conceição.

No ano letivo de 2021 e de acordo com o calendário escolar moçambicano, o 8º Festival “Escolas Com Livros” marca o encerramento das atividades do Projeto Mabuko Ya Hina com os alunos das escolas que integram este Projeto.

Votos de boas férias para os alunos e de muitas leituras para “Ler Bem!”

Comentar


Código de segurança
Atualizar

pontalingua quad

biblioteca

Logo UPA

Logo UPA

despesc

Topo