recolha lixoNa manhã do dia 6 de novembro, alunos da EPM-CELP, membros do clube de ambiente “Unidos pelo Ambiente”, realizaram uma atividade de recolha de lixo na Ponta Dobela, praia integrada na Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro (RMPPO).

A EPM-CELP foi convidada a participar no evento Década dos Oceanos, que a Associação Portuguesa de Lixo Marinho está a co-organizar com a CPLP, REALP, MARE e NOVA School of Science and Technology.

Para participar, houve necessidade de planificar e filmar uma atividade de recolha de lixo marinho. As professoras Ana Besteiro e Sandra Antunes, juntamente com os alunos da UPA, puseram as “mãos na massa”, contactaram a RMPPO, com quem a nossa Escola tem uma parceria, e programaram uma intervenção numa praia. A Ponta Dobela foi o local escolhido por ser lá que há maior concentração de lixo transportado pelo oceano, fruto da sua exposição às correntes marinhas.

Nesta atividade, além dos alunos da UPA e professores da EPM-CELP, participaram alunos da 12.ª classe da Escola Secundária Graça Machel, da Ponta do Ouro e as senhoras que regularmente realizam a limpeza nesta zona litoral.

Toda a atividade foi coordenada pela Gestora Marinha da RMPPO, Dra. Gladys Nhangumele, e supervisionada por fiscais da mesma Reserva.

O resultado foram 120 sacos de lixo recolhido, composto por muito plástico dos mais diversos formatos e origens, lâmpadas de vidro, esferovite, garrafas, calçado e corda, muita desta corda pertencente a redes de pesca.
Todos os intervenientes consideraram que foi uma manhã muito produtiva e que deverá voltar a ser repetida em breve.

Comentar


biblioteca

Logo UPA

despesc

pontalingua quad

pna

Logo UPA

jornalarte quad
Logotipo 1 vencedor
Topo