Ao todo, foram 26 alunos que, nos dias 18 e 19 de maio, participaram na campanha de doação de sangue, demonstrado solidariedade e compromisso com a causa. A estes, juntaram-se também seis professores, seis funcionários, seis pais e encarregados de educação e dois visitantes, totalizando 46 bolsas de doação, com o intuito de contribuir para salvar vidas de doentes que precisam do sangue no Hospital Central de Maputo que se encontra, desde há muito, com défice.
 |
 |
Inserida na Feira de Saúde da EPM-CELP, organizada com o apoio da Direção de Saúde da Cidade de Maputo, do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo e da Clínica Dentária Dental Care, a campanha revitalizou o espírito solidário e de empatia da EPM-CELP. E não foi só nas macas de doação de sangue. Realizou-se, igualmente, o Rastreio da Hipertensão, com 47 examinados; Vacinação contra o Tétano (33); Rastreio HIV (107); Rastreio de Oftalmologia (69 alunos do 1.º ano); Rastreio de Estomatologia (136 alunos do 2º ano e alunos da Sala de Ensino Estruturado) e Rastreio do Cancro da Mama (17).
Na mesma senda, a equipa de Saúde Escolar e alunas do 12.º A1 orientaram a palestra “Vapes e cigarros eletrónicos” para alunos dos 9.º e 10.º anos de escolaridade. A sessão tinha como objetivo alertar os adolescentes para os riscos e malefícios desses dispositivos eletrónicos para fumar.
Ana Castanheira, responsável pelos Serviços de Ação Social Escolar, avalia positivamente a intervenção dos alunos na Feira, enfatizando e reconhecendo “a adesão dos nossos alunos à campanha de doação de sangue. Agradecemos aos nossos parceiros, Direção de Saúde da Cidade de Maputo e Clínica Dentária Dental Care pelo apoio”, disse, acrescentando que a participação de todos “leva a querer fazer mais e melhor nas próximas edições”.
Esta Feira de Saúde demonstrou, mais uma vez, que juntos podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas.