Tomás Muchanga
Tomás Muchanga

ILUSTRAÇÕES
Nasceu a 14 de Dezembro de 1980 na cidade de Maputo. A sua actividade como artesão comecou em jeito de brincadeira. Tomás, como  uma criança com poucos recursos, fabricava os seus próprios brinquedos com arame que cortava aqui e ali e com outros materiais que recolhia na rua. Fazia bicicletas, motas e tudo o que a imaginação e habilidade permitiam.

Como vivia perto de um bairro residencial onde, na altura da sua juventude moravam muitos cooperantes, os meninos mais abastados desafiaram-no a vender os seus brinquedos. Rapidamente, aquilo que era antes uma diversão se tornou numa forma de comprar os materiais com que trabalhava e, a diversificar os bonecos e brinquedos que fazia, em função das solicitações.

Trabalha com arame como base dos seus engenhos e os  brinquedos podem ser revistidos à palha de côco, folhas de bananeira e pedaços de capulana.

Hoje tem clientes e uma banca de artesanato na Feira de Artesanato de Maputo. Projectos para o futuro, tem vários. Pretende vender na África do Sul, em Johanesburgo e, mais tarde, instalar-se na cidade do Cabo.  

pontalingua quad

biblioteca

Logo UPA

despesc

Topo