Jornal Dez Minutus

                                                                                                   Sobre o Jornal Dez Minutos

fundo preto
A primeira edição do jornal "10 Minu(tus) no pátio" teve origem na Disciplina de Oficina de Multimédia, com a turma A3 do 12º ano, em 2020/2021, que criou a imagem e produziu o jornal. As turmas de artes que se seguiram, em 2021/2022 e em 2022/2023, quiseram abraçar e dar continuidade à produção de novos números, com duas publicações por período.  

O Conceito de Dez minu(tu)s corresponde ao tempo do intervalo entre as aulas, ao tempo de leitura do Jornal, ao tempo de distribuição e de se explicar aos colegas que se trata de um jornal de alunos, feito por alunos. 

Inicialmente, o jornal físico era entregue pelos próprios alunos-autores aos alunos das diferentes turmas do ensino secundário, na sala de aula. Também existe uma versão digital do jornal no “Instagram” e agora, em PDF, na página da escola. Foi criado ainda um email do jornal para, através dele, se recolherem sugestões/propostas que podem "alimentar" a produção de textos jornalísticos. Pretende-se promover o espírito crítico, incentivando o hábito da escrita e leitura em Língua Portuguesa.  

O contacto com a vida real e profissional fornece aos alunos responsabilidade e autonomia, a capacidade de compreender e analisar o mundo, observar os factos da vida real do local onde moramos, ter a oportunidade de pensar sobre as coisas do dia a dia, e no fim ser capaz de criar algo e ter uma opinião muito própria. Este projeto integra-se no plano da aprendizagem do programa "Indesign", “Photoshop”, “Illustrator”, da disciplina de Oficina de Multimédia, e desenvolve-se em transversalidade com a disciplina de Português. 

 

 

Pesquisa