port.png ing.png

Objectivos

  • Desenvolver e aprofundar as competências linguísticas, pragmáticas e sociolinguísticas em situações do domínio pessoal e público;
  • Desenvolver e aprofundar o conhecimento da língua e da comunicação, através da reflexão sobre: a estrutura do sistema linguístico e da gramática dos discursos orais e escritos que regulam a comunicação do quotidiano público, profissional e pessoal;
  • Conhecer e aplicar regras psicológicas, culturais e sociais que condicionam a utilização da língua em quadros sociais específicos;
  • Conhecer aspectos relevantes da cultura portuguesa e do espaço lusófono, numa perspectiva contrastiva;
  • Promover a relação afectiva e intersubjectiva com a língua portuguesa;
  • Promover a capacidade de interagir culturalmente com o Outro.
    Desenvolver e aprofundar as competências linguísticas, pragmáticas e sociolinguísticas em situações do domínio pessoal e público;
  • Desenvolver e aprofundar o conhecimento da língua e da comunicação, através da reflexão sobre: a estrutura do sistema linguístico e da gramática dos discursos orais e escritos que regulam a comunicação do quotidiano público, profissional e pessoal;
  • Conhecer e aplicar regras psicológicas, culturais e sociais que condicionam a utilização da língua em quadros sociais específicos;
  • Conhecer aspectos relevantes da cultura portuguesa e do espaço lusófono, numa perspectiva contrastiva;
  • Promover a relação afectiva e intersubjectiva com a língua portuguesa;
  • Promover a capacidade de interagir culturalmente com o Outro.

Destinatários

Cidadãos com idade igual ou superior a 17 anos, para os quais o Português seja Língua Estrangeira e com o Ensino Secundário completo. Devem ainda conhecer o alfabeto latino.

Níveis

  • Iniciação - Nível A1
  • Elementar - Nível A2
  • Intermédio I - Nível Limiar B1
  • Intermédio II - Nível Vantagem B2
  • Avançado - Nível de Autonomia C1
  • Aprofundado - Nível de Mestria C2
  • Outras ofertas: Curso de Expressão Oral (destinado aos alunos que já tenham frequentado os níveis A1/A2 e que pretendam desenvolver competências linguísticas ao nível da oralidade).


Para a colocação dos estudantes em cada um destes níveis, serão consideradas as informações prestadas na ficha de inscrição e os resultados de um teste diagnóstico (teste de nível), realizado no 1º dia de aulas.

As informações que o estudante dá na ficha de inscrição devem ser verdadeiras e exactas para que a primeira avaliação da sua proficiência seja a mais adequada. Durante os dois primeiros dias do curso, os professores farão uma avaliação mais exacta do nível dos estudantes e procederão a eventuais alterações do nível ou de turma.

Ajustamentos posteriores poderão ser efectuados, quer por sugestão dos docentes, quer por solicitação dos estudantes.

Módulos

Todos os cursos estão subdivididos em módulos, designadamente:

 

Quadro Europeu Comum de Referência

Os cursos de Língua e Cultura Portuguesas, ministrados na EPM-CELP, estão configurados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, relativamente ao nível de proficiência para Línguas Estrangeiras:

A1 - Nível de Iniciação Consegue compreender e utilizar expressões familiares e usuais e frases muito simples, para satisfazer necessidades simples e concretas.

É capaz de se apresentar e apresentar alguém e de lhe fazer perguntas - nome, morada, amigos, etc. - e de responder ao mesmo tipo de questões.

Pode comunicar de forma simples, se o interlocutor falar lentamente, de modo articulado, e estiver disposto a colaborar.

A2-Nível de Desenvolvimento Consegue compreender frases soltas e expressões utilizadas com frequência em assuntos prioritários (por exemplo, informações pessoais sobre compras, trabalho e família).

Pode comunicar, numa situação simples e habitual, sobre temas e actividades conhecidos. Pode descrever, com meios simples, uma pessoa, um local, um objecto, falar da sua formação, do seu meio e evocar um assunto do seu interesse.

B1 - Nível Limiar Consegue compreender os pontos essenciais de um discurso produzido numa linguagem clara e usual e quando se trata de temas conhecidos, de âmbito laboral, escolar ou relacionado com os lazeres.

É capaz de se desembaraçar, na maioria das situações de comunicação, durante uma viagem ao estrangeiro. Pode dar a sua opinião, de forma simples e coerente, sobre assuntos familiares e de seu interesse. Pode relatar um acontecimento ou uma experiência,descrever um sonho, uma esperança ou uma finalidade e fornecer explicações breves sobre um projecto ou uma ideia.

B2 - Nível Avançado Consegue compreender o conteúdo essencial de temas concretos ou abstractos, num texto complexo; compreende uma discussão especializada, no âmbito do seu domínio profissional.

É capaz de comunicar com um certo à vontade, permitindo que uma conversa com um interlocutor da língua nativa se efectue sem tensão entre ambos.

Pode expressar-se, de forma clara e detalhada, sobre uma grande variedade de assuntos. É capaz de dar opinião sobre um problema e referir as vantagens e inconvenientes das várias possibilidades.

C1- Nível de Autonomia Consegue compreender uma larga gama de textos compridos e difíceis, assim como entender sentidos implícitos.

É capaz de se exprimir, espontânea e fluentemente, quase sem dificuldade, aparentemente sem hesitar na escolha do vocabulário. Pode utilizar a língua, de forma eficaz e adequada, na vida social, profissional ou académica.

Emite opinião sobre matérias complexas, de forma clara e estruturada, é capaz de descrever ou relatar assuntos, pormenorizadamente, utilizando um discurso coeso.

C2 - Nível de Mestria Consegue compreender, sem grandes dificuldades, quase tudo o que lê ou ouve. É capaz de resumir, de forma coerente, discursos escritos ou orais. É capaz de se expressar espontaneamente, com fluência e correcção, sendo sensível a subtilezas de sentido, em assuntos complexos.

Duração

Todos os cursos funcionam quatro vezes por semana (8 horas por semana) e têm a duração de 80 horas, com exceção do curso de expressão oral, que tem a duração de 25 horas.

Início

A definição do início dos cursos está dependente do número suficiente de alunos inscritos.

Aulas

Horário
As aulas têm a duração de duas horas de 2.ª a 5.ª-feira (quatro vezes por semana)
  • 07h30 - 09h30 ou
  • 10h00 - 12h00  ou
  • 18h00 - 20h00
Tipologia das aulas
Aulas para grupos (máximo 22 alunos).
Professores
Os cursos são leccionados por professores maioritariamente de nacionalidade portuguesa com formação académica e profissional específica para a docência de Português Língua Estrangeira (PLE).

Certificação

Avaliação

Diagnóstica
No primeiro dia de aulas, os alunos realizarão um teste de nível, para verificar a sua proficiência na Língua Portuguesa.
Contínua
Os estudantes deverão realizar regularmente pequenas actividades com vista à aplicação dos conhecimentos. Dessas actividades constam fichas de trabalho e fichas de auto e hetero-avaliação.
Final
No final de cada Curso, será passado um Certificado aos estudantes que o tenham frequentado com assiduidade e aproveitamento.


Certificado

No final de cada Curso, será passado um Certificado aos estudantes que o tenham frequentado com assiduidade e aproveitamento.

 

Inscrição

Inscrição e Emolumentos

As inscrições são feitas na secretaria da EPM-CELP mediante o preenchimento da ficha de inscrição e entrega de uma cópia do BI (Moçambique), Passaporte ou DIRE (outros países), assim como dos comprovativos dos pagamentos.


Ficha de Inscrição

 A ficha de inscrição pode ser descarregada acima ou adquirida na secretaria da EPM-CELP. Todos os cursos só entrarão em funcionamento com o mínimo de 3 inscrições.

Não serão devolvidos emolumentos por motivos alheios à EPM-CELP (desistência do curso e outros).

Feitos os pagamentos, o estudante tem direito a receber:

  • Um cartão de estudante, válido durante o curso, que lhe permitirá utilizar a biblioteca da EPM-CELP, a reprografia e demais serviços da EPM-CELP;
  • Material didáctico complementar (manuais, fotocópias, folhetos, etc.)

Preço dos Cursos

Obter informações junto dos SAE ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Material

  • Material Didáctico
    Durante o curso, serão fornecidos aos estudantes os textos de apoio necessários, assim como fichas de auto e hetero-avaliação. A bibliografia a utilizar, materiais de apoio e manual serão fornecidos pela EPM-CELP.
  • O Laboratório de Línguas
    A EPM-CELP tem um Laboratório de Línguas que é um espaço que possibilita aos aprendentes, desenvolverem a compreensão e a expressão oral, através do visionamento de filmes, documentários, da audição de música, de programas radiofónicos e outros, e da interacção com software específico em Língua Portuguesa.
  • Actividades Culturais
    As actividades culturais têm como objectivo complementar e consolidar os conhecimentos de natureza linguística e cultural dos aprendentes de Português. Assim, a EPM-CELP organiza convívios de teor cultural e lúdico em que o Português é a língua de comunicação.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo