Alunos entre os heróis na doação de sangue

Ao todo, foram 26 alunos que, nos dias 18 e 19 de maio, participaram na campanha de doação de sangue, demonstrado solidariedade e compromisso com a causa. A estes, juntaram-se também seis professores, seis funcionários, seis pais e encarregados de educação e dois visitantes, totalizando 46 bolsas de doação, com o intuito de contribuir para salvar vidas de doentes que precisam do sangue no Hospital Central de Maputo que se encontra, desde há muito, com défice.

Inserida na Feira de Saúde da EPM-CELP, organizada com o apoio da Direção de Saúde da Cidade de Maputo, do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo e da Clínica Dentária Dental Care, a campanha revitalizou o espírito solidário e de empatia da EPM-CELP. E não foi só nas macas de doação de sangue. Realizou-se, igualmente, o Rastreio da Hipertensão, com 47 examinados; Vacinação contra o Tétano (33); Rastreio HIV (107); Rastreio de Oftalmologia (69 alunos do 1.º ano); Rastreio de Estomatologia (136 alunos do 2º ano e alunos da Sala de Ensino Estruturado) e Rastreio do Cancro da Mama (17).

Na mesma senda, a equipa de Saúde Escolar e alunas do 12.º A1 orientaram a palestra “Vapes e cigarros eletrónicos” para alunos dos 9.º e 10.º anos de escolaridade. A sessão tinha como objetivo alertar os adolescentes para os riscos e malefícios desses dispositivos eletrónicos para fumar.

Ana Castanheira, responsável pelos Serviços de Ação Social Escolar, avalia positivamente a intervenção dos alunos na Feira, enfatizando e reconhecendo “a adesão dos nossos alunos à campanha de doação de sangue. Agradecemos aos nossos parceiros, Direção de Saúde da Cidade de Maputo e Clínica Dentária Dental Care pelo apoio”, disse, acrescentando que a participação de todos “leva a querer fazer mais e melhor nas próximas edições”.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa