Como encontrar átomos nas profundezas do universo?

No dia 9 de fevereiro, pelas 11 horas, no auditório Carlos Paredes, o projeto Mãos na Ciência promoveu a realização da palestra “Como encontrar átomos nas profundezas do Universo?” dirigida a alunos do ensino secundário, aberta a professores e pais.

Esta foi proferida por Yuri Damasceno, antigo aluno da EPM-CELP, mestrando Universidade do Porto, que se encontra neste momento a escrever a tese de mestrado em Astrofísica.

A palestra foi organizada em torno de duas grandes questões: “Como podemos observar e estudar as atmosferas finas de planetas distantes?” e “O que poderemos encontrar nestes ambientes exóticos?”

O palestrante começou por explicitar a sua área de estudos e o trabalho que tem vindo a realizar, deu uma panorâmica do que é feito a nível internacional e quais são os seus objetivos enquanto investigador e futuro doutorando.  

Para estudar as atmosferas finas de planetas distantes, concluiu que a chave está no espetro: quando a luz da estrela mãe atravessa a atmosfera, interage com o que lá estiver e, ligeiramente alterada, é detetada por nós do outro lado. 

Quanto ao que se poderá encontrar nestes ambientes exóticos, será determinante a ajuda dos maiores telescópios do mundo e dos mais estáveis instrumentos para que se possa começar a desvendar esse mistério. 

Até hoje, para além do sistema solar, já foram detetados mais de 5000 planetas, desde mundos cobertos de oceanos profundos a bolas de gás com chuvas de ferro em tempestades eternas, de ambientes hostis a terras potencialmente habitáveis.

A temática e a forma como o palestrante conduziu a palestra contribuíram para o dinamismo e para que os participantes, alunos e professores, colocassem várias questões

Para a EPM-CELP é um orgulho poder ver um aluno como o Yuri Damasceno, agora Licenciado em Física, a partilhar com os atuais alunos do ensino secundário a sua experiência e o seu trabalho de investigação, numa área desafiante e de grande interesse para o futuro da humanidade.

 

Ana Paula Relvas

Vídeo da palestra "Como encontrar átomos nas profundezas do universo?"

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa