António Maló de Abreu visitou EPM-CELP e enalteceu a cooperação

O deputado e político português, António Alberto Maló de Abreu, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República de Portugal, visitou na manhã de ontem, dia 12 de outubro, a EPM-CELP, onde interagiu com membros da Comissão Administrativa Provisória (CAP). Mostrou-se satisfeito com a Escola, tanto ao nível das infraestruturas, bem como com o trabalho desenvolvido, em particular no âmbito da cooperação, em atividades lideradas pelo Mabuko Ya Hina na dinamização de maletas de leituras e criação de bibliotecas em escolas parceiras, com o sector de Publicações na aposta em autores moçambicanos e com a Ação Social Escolar na disponibilização de bolsas de estudo para alunos externos.

“Isto é fantástico. Por isso, digo sempre, as Escolas Portuguesas no Estrangeiro devem fazer parte das nossas políticas externas”, referiu o deputado para quem a EPM-CELP “é para mim uma escola exemplar, bem estruturada. Precisa ser apoiada para continuar a desenvolver o seu trabalho. É muito importante, no sentido da promoção da língua, da educação que aqui se cumpre. O que nos une a todos nós, portugueses e moçambicanos, é essa magia: a Língua Portuguesa. E cabe-nos proteger este património, tal como disse Fernando Pessoa: ´a minha pátria é a Língua Portuguesa´”.

 antonio malo  antonio malo2

 

O deputado Maló surpreendeu-se igualmente com as atividades desenvolvidas pela Escola nos vários domínios da cooperação. A pretensão da expansão em polos para outras províncias de Moçambique é disso um exemplo. “Uma Escola como esta pode dar passos maiores, na Beira, Nampula e em Pemba, tal como fazem outras Escolas Portuguesas no Estrangeiro, com destaque para a de Luanda. A Escola Portuguesa não se deve fechar dentro dos seus muros. Deve ser autónoma e criar as suas próprias relações dentro de Moçambique, com Portugal e no Mundo. Então, prossigam, continuem a realizar o vosso maravilhoso trabalho”, concluiu.

Em cerca de uma hora, o eurodeputado teve a oportunidade para se inteirar do funcionamento da Escola, visitando estruturas pedagógicas e administrativas, salas de aula, ginásios, piscina, o refeitório e estabeleceu contacto próximo com alunos, professores e funcionários.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa