EPM-CELP deu Asas à Liberdade pelo 25 de Abril

Um pássaro e duas asas gigantes coladas logo na entrada do novo refeitório, junto ao portão 4, transmitem, para além da arte engenhosa, significados diversos que enaltecem o 25 de Abril. Asas Para Liberdade, como ousadamente chamam as obras de arte que, ontem, 23 de abril, foram inauguradas, no recinto da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), foram feitas por mais de uma centena de crianças das oito salas do Pré-escolar por ocasião das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, Dia da Liberdade, que amanhã se comemora.

As Asas Para a Liberdade começaram a ganhar forma quando se desceu a passarola dos nossos sonhos.

Para dar a devida continuidade e intencionalidade pedagógicas, pensámos transformar, reutilizando as tiras de capulana, a passarola em Asas Para a Liberdade, (bem como numa pomba que simbolicamente representa a filha da passarola, que ensinou as crianças a sonhar) fazendo também a ligação com a temática do 25 de Abril (relativamente a esta temática, as crianças quiseram também tecer, cada uma, um pássaro da liberdade).

Assim, estas Asas, agora aqui expostas, (tecidas pelas crianças numa visita de estudo ao atelier e tecelagem da Mozarte) simbolizam por um lado a continuidade da passarola, mas são, simultaneamente, uma analogia com a liberdade que se obtém pelo conhecimento, sendo a escola o lugar privilegiado para se obter esse conhecimento (e voar, metaforicamente falando).

Todo o trabalho exposto foi desenvolvido com as crianças, que fizeram, elas próprias, a apresentação de toda esta dinâmica, a toda a comunidade educativa que assistiu à colocação das ASAS PARA A LIBERDADE, frase assinalada por baixo das asas, tendo sido reutilizada para o efeito, a faixa construída aquando da passarola dos nossos sonhos. numa lógica de educação ambiental e de sustentabilidade, um dos pilares educativos da nossa EPM-CELP.

As educadoras responsáveis pela atividade

 

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