EPM-CELP valorizou contexto e História na Parada de Carnaval

Desfiles, fantasias, máscaras, danças e muita alegria foi o que centenas de alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a par dos da Escola Internacional Americana de Moçambique (AISM) e da Escola Francesa Internacional de Maputo exibiram ontem, 13 de fevereiro, ao longo da Rua do Rio Raraga, na parada de carnaval das Escola. O ritmo carnavalesco contagiou os presentes: professores, pais e encarregados de educação e público distinto que aderiu em massa à primeira celebração conjunta do carnaval entre as três escolas congéneres.

Ao nível da fantasia, a EPM-CELP valorizou o contexto moçambicano e parte da História portuguesa, através de vestes e adereços de capulana, típicas de Moçambique, bem como fardas militares, exibidas por pequenos soldados enquanto seguravam os cravos, símbolo do 25 de Abril. Mas não faltaram, por outro lado, algumas “liberdades” nas vestimentas dos meninos: alguns alunos fantasiaram-se de super-heróis, de animais, de personagens de desenhos animados e de histórias diversas.

carnaval p

A marcha mostrou que também, com eventos não formais, se consolidam as aprendizagens e se dá relevo à identidade cultural e à cultura popular dos alunos das três escolas.

Nenhum pormenor foi descurado, segundo Teresa Nora, coordenadora do 1.º ciclo do ensino básico da EPM-CELP que salientou: “houve três reuniões de preparação, nas quais se decidiu que cada escola faria a sua própria apresentação no desfile. E, no caso da nossa Escola, este ano o Plano Cultural de Escola da EPM-CELP decidiu comemorar o cinquentenário do 25 de Abril, pelo que adequámos a indumentária dos alunos a esta efeméride”.

Os desfiles foram preparados desde novembro de 2023. Ainda de acordo com a coordenadora do 1º ciclo da nossa Escola, “tivemos também a colaboração dos pais e encarregados de educação na preparação da roupa dos alunos; do departamento de Artes Visuais nos adereços e do departamento de Educação Física nas coreografias”. A mesma sublinhou que “até agora o balanço é positivo. No entanto, teremos uma reunião geral de avaliação, com todas as escolas, no próximo dia 21 de fevereiro”.

carnaval 2024jpg

A marcha envolveu centenas de alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo das três escolas internacionais e foi organizada pela Escola Francesa Internacional de Maputo / Lycée Français International - Gustave Eiffel.

carnal pp

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa