Mabuko Ya Hina comemorou Semana da Leitura 2024

Este ano letivo, o Projeto da EPM-CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)” comemorou a Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 18 e 24 de março, nas Escolas Primárias Completas Matchik Tchik e Polana Caniço A.

No dia 21, o Projeto inaugurou a Biblioteca da EPC Matchik Tchik, a qual foi construída pela Associação Somos e apetrechada pela Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

A empresa Cegid/Primavera também colaborou no apetrechamento desta Biblioteca, oferecendo três computadores que permitirão aos alunos a realização de trabalhos, pesquisa de informações e o desenvolvimento de competências digitais.

A cerimónia de inauguração da Biblioteca da EPC Matchik Tchik iniciou-se com a entoação do Hino de Moçambique, seguida dos discursos da Diretora desta escola, Stela Langa, e da Presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP, Luísa Antunes.

Em representação do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Pio Nazaré falou sobre a importância das Bibliotecas Escolares e agradeceu aos parceiros pela criação destes recursos educativos nas escolas do Sistema de Ensino de Moçambique.

O evento foi abrilhantado com dois momentos culturais. Odete Manguele, professora da EPC Matchik Tchik, entoou uma canção e a professora Rosa Afonso, acompanhada pelo aluno Carmônio, apresentaram uma peça de teatro subordinada ao tema “A Importância do Livro”.

semana leitura 2Seguiu-se o descerramento da placa de inauguração da Biblioteca e a visita à mesma. Ana Albasini, Coordenadora do Projeto “Mabuko Ya Hina”, falou sobre os objetivos do Projeto, sobre a organização do espaço da Biblioteca, gestão do acervo e dinamização de atividades literárias. Apresentou, também, os brinquedos científicos oferecidos à Biblioteca pelos professores de Físico-Química da EPM-CELP, Helena Correia, Mafalda Braz e Nuno Ferreira, e os trabalhos de Educação Visual oferecidos pela Professora Sara Teixeira e pelos alunos das Turmas C e D do 6º Ano, da nossa escola.

Nuno Ferreira esteve presente na cerimónia de inauguração da Biblioteca da EPC Matchik Tchik e explicou aos convidados os conceitos científicos inerentes ao funcionamento dos brinquedos, bem como os conceitos ambientais, já que os mesmos foram feitos pelos alunos com materiais reciclados. Nuno Ferreira aproveitou a sua intervenção para convidar os alunos desta escola a visitarem, na EPM-CELP, a Exposição Física no Dia-a-Dia e o Planetário.

Com esta cerimónia de inauguração, “Mabuko Ya Hina” integrou mais uma Biblioteca no Projeto, continuando a promover a leitura e a difusão da língua portuguesa, nas escolas do Sistema de Ensino de Moçambique.

No dia 22 de março prosseguiram as comemorações da Semana da Leitura e a equipa do Projeto “Mabuko Ya Hina” visitou a Biblioteca da Escola Primária Completa Polana Caniço “A”, para assistir às atividades de Leitura e Declamação de Poemas, dinamizadas pelos alunos da 3ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Classes, com o apoio do Professor Bibliotecário, Jacinto Aleluia.

Os alunos leram o texto “Tempo Vai, Tempo Vem”, da autora Maria Alberta Menéres e declamaram poemas. Carmônio Guilherme e Mayra Tomás declamaram os poemas “A Caneta” e “O Papel”, de José Jorge Letria e Orpa Bazar declamou o “Poema do Futuro Cidadão”, de José Craveirinha. 

“Mabuko Ya Hina” encerrou as atividades programadas para a Semana da Leitura 2024, incentivando o pleno funcionamento das Bibliotecas Escolares e, junto dos alunos, a realização de muitas leituras.   

matchik p

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa