Mais 36 alunos certificados em Espanhol como Língua Estrangeira

Teve lugar na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, no Auditório Carlos Paredes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a entrega oficial de Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) a 36 alunos da Escola, certificados para os níveis A2 e B1, em maio de 2023. O evento contou com a presença da presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, Luísa Antunes, da Embaixadora de Espanha em Moçambique, Teresa Orjales, de professores e de pais e encarregados de educação.

Realizado na nossa Escola desde 2019, o exame para obtenção do DELE, cuja finalidade é o reconhecimento das competências em língua espanhola com vista à candidatura a bolsas de estudo e à obtenção de vistos de estudo ou trabalho em Espanha, com validade vitalícia, é, segundo Luísa Antunes, uma aposta da EPM-CELP para impulsionar e diversificar as competências dos alunos, tornando-os mais aptos a entrar no mercado global. “Este ato traduz o reconhecimento do vosso trabalho e esforço. É um presente que vos vai ser útil ao longo das vossas carreiras estudantis, das vossas vidas. Aproveitam-no!”, referiu.

Para a Embaixadora de Espanha em Moçambique, Teresa Orjales, o título DELE não serve apenas para certificar o domínio da língua, mas abre portas para uma aprendizagem contínua da língua e cultura hispânica, sendo reconhecido por todos os países falantes do espanhol. “Que este diploma sirva para reforçar o vosso imaginário. A língua é crucial para aprendermos mais sobre uma cultura. Por isso, que este diploma seja o princípio das vossas aventuras”, referenciou a diplomata, que visitou a EPM-CELP pela primeira vez.

A embaixadora e restante comitiva foram recebidos pela Direção, que previamente à sessão de entrega dos diplomas, os levou, numa visita guiada, pelas instalações da Escola, como as salas de aula, biblioteca, ginásio, piscina e departamentos técnicos. Teresa Oriales elogiou o significativo trabalho realizado pelos professores, funcionários e Direção na formação dos alunos. No final da visita, como já vem sendo hábito, a presidente da CAP ofereceu livros das várias coleções editadas pela nossa Escola à comitiva visitante e a embaixadora assinou o Livro de Honra da EPM-CELP.

DELE P

Os exames do DELE avaliam diferentes competências linguísticas do Espanhol como Língua Estrangeira e são projetados de acordo com as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e respetivo manual, ambos do Conselho da Europa. O DELE comporta sete diplomas de outros tantos níveis: A1, A2, B1, B2, C1, C2 e A2/B1, este último de caráter escolar e destinado a alunos dos 11 aos 17 anos de idade. A aprovação em cada um dos níveis depende de exame obrigatório. No caso do nível escolar, os candidatos elegíveis podem receber uma certificação de nível A2 ou B1 em função do seu desempenho nos diferentes testes.


O DELE é um título oficial que certifica o grau de competência e domínio da Língua Espanhola, concedido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional de Espanha.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa