Professores abriram temporada da 18.ª edição da Masterclass 2023

Ontem à noite, o auditório do BCI vibrou ao som da música clássica. É a tradição da Masterclass da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) que, este ano, se estreou em concerto de professores, convidados e locais, em Maputo. Um quarteto de cordas, um sopro e dois pianistas foi o naipe de artistas para uma noite fantástica a condizer com um público, tão diferenciado quanto energético.

À partida, o clarinete e o piano, conduzidos por Luís Casalinho e Ricardo Conceição, ecoaram, respetivamente, “Aria” do compositor e violinista francês, Eugène Bozza e um dos mais experientes nos instrumentos de sopro. E assim seguiu a música com Casalinho a conduzir a narrativa e, no fundo, o piano para dar vida e consistência à canção.

Logo, um quarteto de cordas assumiu o palco. Agnes Golias, na viola de arco, Marla Kane, no violino, Samuel Santos, no violoncelo, e Inês Vieira, no violino, uniram-se para executarem “Aria da Suite em Ré” do compositor alemão, Johann Sebastian Bach.

Em quase uma hora e meia de atuações, os momentos seguiram-se melancólicos, apaixonantes e emocionantes, em duos, trios e quartetos em nove interpretações alinhadas.

Em trio, numa junção de violino de Christina Margotto, piano de Inês Vieira e violoncelo de Samuel Santos, embarcou-se para Brasil para cantar e encantar com o tema “Eu sei Que eu Vou-te Amar” de Moraes Vinicius, numa interpretação magnífica, carregada de sentimento. Igual sensação experimentou-se, no fim, no “Fado Português”, do português Alain Oulman. O trio de cordas, Agnes Golias, Samuel Santos, Inês Vieira, e o clarinete Luís Casalinho mostraram a sua tarimba musical, numa mistura de patriotismo, comoção e satisfação.

Esta temporada não só traz a música clássica à comunidade educativa da EPM-CELP e parceiros, mas também é uma estratégia para que os conceituados artistas convidados, a par de professores da nossa escola, ajudem na formação dos alunos. Como está previsto, ainda hoje, há outro momento de música clássica, desta vez a solo, da pianista brasileira radicada no Porto, Christina Margotto. O evento será na Escola de Comunicação e Artes, da Universidade Eduardo Mondlane, às 17 horas.

Desde a sua criação, em 2002, a Masterclass já formou centenas de alunos e colheu milhares de espetadores. Os músicos convidados orientam, durante a semana, workshops sobre os seus instrumentos e áreas de atuação complementado o trabalho diário feito pelos professores.

O concerto final de orquestra e coro da 18.ª edição da MasterClass decorre no domingo, a partir das 15 horas no Montebelo Indy Hotel Congress, na cidade de Maputo.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa