Visita de estudo a um ecossistema de mangal

No dia 22 de fevereiro, os alunos de duas turmas de Ciências Naturais do 8º ano tiveram uma aula diferente, realizando uma saída de campo ao mangal da praia dos pescadores, com as professoras Ana Paula Martins e Olga Franco. O objetivo da visita foi dar a conhecer aos alunos a importância dos ecossistemas de mangal.

No local, os alunos puderam apreciar as adaptações morfológicas da Avicenia marina a um ambiente salobro, com os seus pneumatóforos e as folhas com exsudação de sal. Também foi feita uma observação de aves (guincho, garça-cinzenta, gralha-cinzenta e maçarico) e caranguejos (caranguejo-violino), espécies próprias deste ecossistema.

Na mesma altura, três alunas do 11ºA2 realizaram uma saída de campo ao mesmo local, com a finalidade de recolherem amostras de solo em zonas de mangal com maior densidade e em zonas sem árvores de mangal, de forma a determinarem a variação do teor em carbono de acordo com a distância ao mangal. Este ecossistema está entre os que mais dióxido de carbono capturam, retendo-o no solo, sendo por isso importante no controlo do carbono atmosférico, e consequentemente, no combate ao aquecimento global.

Ao longo da semana compreendida entre os dias 20 e 23 de fevereiro, todas as turmas de Ciências Naturais de 8º ano realizarão esta visita de estudo ao mangal

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa