web filosofia.criancas fev19Sentimentos e afetos foram colocados à prova, na manhã de ontem (14 de fevereiro), dia de São Valentim, na Biblioteca Escolar José Craveirinha da EPM-CELP. Em conjunto, alunos dos terceiro e quarto anos do ensino básico, encarregados de educação, professores e convidados discutiram o “Amor e Amizade na busca da felicidade”, uma iniciativa do projeto Filosofia para Crianças para desafiar a exteriorização de sensibilidades humanas.
web epm.celpmun fev19A “miniconferência” da “Model United Nations” (MUN) – designada internamente por EPM-CELPMUN –, realizada anteontem (12 de fevereiro) no Auditório Carlos Paredes da nossa Escola, estimulou debates e consensos entre as delegações representativas de diversos países do mundo, num ambiente simulado do trabalho desenvolvido na Organização das Nações Unidas (ONU). Com criatividade e engenho, os “mandatários de palmo e meio” demonstraram competências de investigação, seleção, tratamento e interpretação de informação, bem como de argumentação, fundamentação de ideias e construção de discurso confiante em público, ao lado da contra-argumentação e identificação de oportunidades de diálogo.
web natacao1 fev19A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) terminou no segundo lugar do torneio interescolar de natação realizado no passado dia 26 de janeiro, nas nossas instalações, onde a Escola Internacional Americana de Moçambique foi a grande vencedora.
Vídeo no final do artigo
web banco.livro fev19Decorrida uma semana após o início do ano letivo em Moçambique, a EPM-CELP abriu ontem o “Banco do Livro” para promover a reutilização de livros e manuais escolares nos estabelecimentos de ensino integrados no projeto “Mabuko Ya Hina”.
web flexibilidade.curricular fev19Inclusão, comunicação, pensamento crítico, individualização, autonomia, colaboração, inovação e criatividade são, entre outros, conceitos inspiradores de práticas de aprendizagens em contexto de sala de aula que colocam aluno e professor na rota da descoberta de saberes e competências. Estiveram presentes na ação de formação “Autonomia e Flexibilidade Curricular como oportunidade de construção de uma Escola mais inclusiva”, realizada entre 5 e 9 de fevereiro, juntando dirigentes, professores e encarregados de educação da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), dinamizada pela professora e investigadora portuguesa Ariana Cosme, da Universidade do Porto (UP), de Portugal, que partilhou problemas e soluções do mundo contemporâneo da educação.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo