Notícias

Um pássaro e duas asas gigantes coladas logo na entrada do novo refeitório, junto ao portão 4, transmitem, para além da arte engenhosa, significados diversos que enaltecem o 25 de Abril. Asas Para Liberdade, como ousadamente chamam as obras de arte que, ontem, 23 de abril, foram inauguradas, no recinto da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), foram feitas por mais de uma centena de crianças das oito salas do Pré-escolar por ocasião das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, Dia da Liberdade, que amanhã se comemora.

Na passada sexta-feira, dia 19 de abril, o grupo disciplinar de Geografia, tal como tem sido habitual em anos anteriores, organizou a atividade denominada EPM-CACHING 2024.

A atividade consistiu na resolução de um Peddy paper e posterior jantar convívio com a participação de todos os alunos do 7º ano, distribuídos em grupos formados por alunos de diferentes turmas.

A Organização Não Governamental, “Khanimanbo”, realizou, na última terça-feira, 16 de abril, no auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, uma conferência com alunos de Espanhol das turmas “A”, “B” e “C”, do 8.º ano, sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para a erradicação da pobreza. O encontro foi orientado por Alexia Vieira, diretora da organização, e visou, igualmente, reportar o trabalho desenvolvido por esta na cidade de Xai-Xai, província de Gaza.

Como resultado do repto lançado nesta ocasião, os alunos vão angariar fundos, através da venda de bolos na Escola, durante os intervalos, na semana de 22 de abril, colaborando assim com a “Khanimambo”. Esta ação insere-se no Plano Anual de Atividades e enquadra-se nas celebrações da Língua e da Cultura Espanhola.

A organização tem desenvolvido as suas atividades na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, desde 2007, e pretende, entre outras coisas, dar alimentação e educação às famílias mais vulneráveis daquele ponto do país.  Para cumprir com os seus objetivos, a “Khanimambo” recebe doações que já lhe permitiram, até ao momento, construir uma escola de qualidade com todo o tipo de recursos.

Durante a Semana da Leitura, entre os dias 18 e 22 de março, decorreram as finais dos Concursos de Soletração e de Leitura Expressiva dinamizados pela Biblioteca Escolar José Craveirinha, em articulação com os professores titulares dos 2º, 3º e 4º anos e de Português dos 5º, 6º, 7º e 8º anos, que procederam, numa primeira fase, à seleção do representante de cada uma das turmas envolvidas. Os finalistas, apoiados por colegas e pais/encarregados de educação, bem como por professores, participaram com entusiasmo nos concursos, estando todos de parabéns pelo seu desempenho.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa