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A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP, com a colaboração da Comissão de Finalistas, organizou, no final da manhã de hoje, um lanche para parabenizar os professores, no âmbito das celebrações do Dia do Professor. O momento, que teve lugar no átrio central da Escola, renovou o sentido de missão dos professores e a relevância do seu trabalho.  

batismo mergulho gDando continuidade ao que vem sendo feito nos últimos cinco anos letivos, a EPM-CELP em articulação com o centro de mergulho Back to Basics da Ponta do Ouro, proporcionou aos seus alunos de ensino secundário e docentes, na manhã de hoje, uma experiência única, a realização do Batismo de Mergulho na piscina da escola. A atividade dividiu-se em duas partes. A primeira, durante a qual foram abordados alguns fundamentos teóricos do mergulho. Na segunda, já com o colete estabilizador de mergulho (BCD) colocado, a garrafa às costas, óculos na cara e regulador na boca... os alunos experimentaram respirar, bem como comunicar debaixo de água.  

Porque setembro é o Mês da Literacia, o Projeto “Mabuko Ya Hina” integra, desde sempre, esta comemoração no seu Plano Anual de Atividades, no sentido de exaltar a importância da aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo, enquanto ferramentas inerentes ao direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Este ano letivo, o Mês da Literacia foi comemorado no dia 28 de setembro, na Escola Primária Completa e Secundária Ntwananu, localizada na Costa do Sol, cidade de Maputo.

O evento teve início às 11h00, com a dramatização do conto “Cinderela”, por alunos da 4ª Classe. De seguida, alunos da 6ª Classe apresentaram uma peça de teatro, baseada na história “A Menina Preguiçosa e a Menina Trabalhadora”, da autoria da aluna Clarisse Mavie.

Os trabalhos apresentados pelos alunos da 4ª e da 6ª Classe foram realizados na biblioteca da escola, com o apoio do Professor Bibliotecário, Janeiro Meza.

A 9ª Classe também participou nas atividades comemorativas do Mês da Literacia, com a dramatização do texto “A Chegada dos Portugueses a Moçambique”, da autoria do professor de História, Salvo Chirindza.

Após um curto intervalo, a equipa do Projeto “Mabuko Ya Hina”, constituída pela Coordenadora Ana Albasini e pelos colaboradores Rosário Chaveiro e Paulo Vilankulos, apresentou, ao grupo de alunos da 9ª Classe, uma proposta de trabalho relacionada com os temas do Projeto Cultural de Escola da EPM-CELP, “Sustentabilidade do Homem no Planeta Terra” e Cinquentenário do 25 de Abril. A referida proposta pressupõe a exploração destes temas, adaptando-os à realidade histórica, cultural, social e ambiental de Moçambique.

Em modo de apresentação dos temas, a equipa do Projeto “Mabuko Ya Hina” elaborou e projetou um vídeo, com o apoio do Centro de Recursos Educativos da EPM-CELP, intitulado “25 de Abril, Independência de Moçambique e Desenvolvimento Sustentável da Humanidade”. Após a visualização do vídeo, o professor Salvo Chirindza, numa exposição magnífica, colocou questões sobre o conteúdo do mesmo, incentivando a participação dos alunos.

Os alunos da 9ª Classe da EPC Ntwananu demonstraram bastante interesse em participar no Projeto, estando já agendada, para o mês de novembro, a próxima atividade.

A primeira atividade, do ano letivo 2023/2024, do Projeto da EPM – CELP, “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, foi a revisão das Maletas de Leitura do Grupo “Mabuko Ya Hina II”. Este Grupo é constituído por 10 escolas, situadas nos distritos de Maputo, Matola e Salamanga, às quais, em 2013, a EPM – CELP, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuiu as referidas Maletas.

O Projeto “Mabuko Ya Hina” procede à revisão bianual das Maletas de Leitura de cada Grupo. Integrando, presentemente, cinco Grupos, nas Províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Sofala, este ano letivo, o processo de revisão abrange o Grupo II (Maputo, Matola e Salamanga) e o Grupo III (Chibuto).

Constitui objetivo desta iniciativa promover a realização de um trabalho articulado com as escolas, avaliando-se as práticas de gestão e dinamização das Maletas de Leitura.

Aquando do processo de revisão, a EPM – CELP oferece duas das suas publicações a cada Maleta de Leitura, contribuindo para o enriquecimento dos acervos e colmatando eventuais perdas de livros. Este ano letivo, as Maletas de Leitura do Grupo “Mabuko Ya Hina II” foram enriquecidas com as obras Romã, de Ana Queiroz; O Pátio dos Bichos, de Alberto Vergílio Vieira; Os Barqueiros do Rio Cheio, de Emília Ferreira e Poemas à Sombra da Infância, de Nick Rosário.        

Como cada Maleta de Leitura possui um acervo diferente, os alunos das escolas que integram o Grupo “Mabuko Ya Hina II” terão acesso a novos livros, nos próximos dois anos letivos, que irão, certamente, incentivar a sua curiosidade e a vontade de Ler+.

 

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