Unidos pelo Ambiente

Logo UPAQUEM SOMOS
Unidos Pelos Ambiente (UPA). Grupo de estudantes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa que trabalha em prol do ambiente.

FUNDAÇÃO


Outubro de 2018 por Constança Granjeia, aluna do “11.ºA4” da Escola.
Reativado em 2021 pela aluna Larissa Gil do "11.ª A1".

CONSELHO DIRETIVO


Presidente: Maíra Correia

Vice-Presidente: Tiago Afonso

Secretária: Patrícia Guilherme

Porta-Voz: Margarida Palmerim

Vogais: Athyan Muhate, Fábio Afonso, Esperança Alberto e Ana Dias

Relações Públicas: Mafalda Lopes

TESOURARIA

Presidente: Keanne Ferreira

Vice-Presidente: Diogo Antunes

Secretária: Julieta Uqueio

Diretora (Marketing)

Subdiretor (Marketing):  

DIVULGAÇÃO:

Instagram (plataforma digital):



Diretora: Gabriella Correia

Responsável: Oriana Rodrigues 

Influencer: Melyssa Rocha e Ivanny Monteiro


Tik Tok


Diretora: Beatriz Valle


Jornal/Xonguila


Rita Reis
Luana Ferreira
Mafalda Lopes

 

 

Rádio e TV EPM

Julieta Uqueio
Mafalda Lopes



Artes

Designer digital:
Patrícia Carvalho 

Artes Visuais: Rita Valle e Alexa Martins 
 
 
Painel UPA
 
Responsável: Gabriela Campos

 
Produção 

Ivanny Monteiro
Vasco Granjeia


Informática/Relações Internacionais

Luís Abreu 

OBJETIVOS

  • Apostar em atividades dinâmicas a fim de conscientizar e integrar no projeto os alunos dos diversos anos de escolaridade;

  • Diminuição do consumo de materiais poluentes, substituindo-os por opções mais sustentáveis;

  • Promover a reciclagem na escola;

  • Expandir a UPA, em Maputo e em Portugal;

  • Redução dos impactos ambientais causados pela indústria têxtil, nomeadamente o consumismo, através da dinamização de recolhas de roupa para doar e lhe dar uma segunda vida.



IDEIAS GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS OBJETIVOS:

  • Formar uma banca de recolha de roupa, para reduzir o desperdício de roupa, com o intuito de consciencializar os alunos acerca da poluição da indústria de roupa e implementar o pensamento anti consumismo, tendo como a intenção no futuro colaborar com algumas escolas/organizações e doar efetivamente a quem mais precisa;
  • Criar uma loja online (no Instagram), onde se irá vender uma pequena porção das roupas recolhidas e também disponibilizar compras mais sustentáveis como por exemplo, as palhinhas de plástico, entre outras coisas;

  • Desenvolver inúmeras atividades relacionadas com a natureza/ambiente na escola. Começando por, desenvolver um projeto com os alunos do 1º ciclo, relacionando a disciplina de estudo do meio e a UPA na qual se incentivada os alunos a cultivarem diferentes plantas, ou ate mesmo hortícolas, e irem cuidado dela ao longo do ano. Esta horta podia-se localizar ao pé do portão 4, numa zona que fica imediatamente ao pé da nova cantina.
    Este movimento não só lhes beneficiaria a eles como também à comunidade escolar, uma vez que em bilogia, durante as atividades laboratoriais, e necessário observar diferentes espécies de plantas que nos podiam ser fornecidas pela horta, e nada melhor do que ter uma variedade de opções logo à mão. Os produtos agrícolas se tiverem sucesso, ainda podiam ser vendidos nas feiras/destas que a escola promove, quando estas poderem voltar a ser realizadas. Os lucros podiam seguir para o desenvolvimento de outras atividades relacionadas com o ambiente (UPA);
  • Incentivar a reciclagem na escola começando por promovê-la em palestras para os diferentes alunos dos diferentes ciclos escolares, com o intuito de se iniciar um projeto relacionado com a recolha das garrafas de plástico de modo que se possa implementar máquinas de reciclagem na escola com parcerias de outras grandes organizações. Porém inicialmente o nosso objetivo é juntar mensalmente as mesmas e ir vendê-las a fábricas. Os fundos podem ir para diversas opções, nomeadamente o desenvolvimento de outros grandes projetos;
  • Conseguir captar a atenção do Consolado Português e eventualmente o próprio Estado Português, para o projeto não ser limitado à escola e a Maputo/Moçambique;
  • Conseguir também, captar a atenção do estado moçambicano para a UPA conseguir fazer plantações de árvores pela cidade, entre outros projetos;
  • Incentivar ao ensino da Educação Ambiental desde a pré-escolar até 12ano;
  • Desenvolver inúmeros projetos em cooperação com outras associações escolares como a associação escolar, futura rádio escolar, jornal, etc;
  • Colaborar/Participar em diversos outros eventos escolares como a gala jovem, festas escolares e ainda apresentações escolares, etc;
  • Desenvolver inúmeros concursos/projetos a nível dos diferentes ciclos de modo que mais alunos se juntem a causa da UPA e que tomem conhecimento desta, para podermos assegurar sucessores e também um espírito divertido mas sustentável;
  • Fornecer diferentes certificados, até mesmo digitais para diminuir o consumo do papel, a alunos que realmente mostrarem interesse e progresso nos diferentes concursos e projetos relacionados com a UPA

IDEIAS DE DIVULGAÇÃO:


  • Fazer um poster com material reciclado (tampas de garrafas, sumos, plástico) a dizer UPA, que servia como modo de identificação sempre que participarmos em palestras/eventos. Este projeto será entregue aos alunos do 7ºano, juntamente com as aulas de E.V;
  • Na última sexta-feira do mês, uso camisas pretas ou acessórios pretos com o intuito de apoiar as ideias de Greta Thunberg, relativamente às alterações climáticas;
  • “Daily tips and tricks ” ( “ Dicas e truques diários “) sobre como ajudar o ambiente - (Instagram);
  • Desenvolver podcasts em parceria com a rádio escolar, e também para o Instagram, de forma a incentivar mais alunos a juntarem-se aos projetos/concursos da UPA, mas também a praticarem uma vida mais sustentável;
  • Divulgação de marcas pequenas que ajudam o meio ambiente, de forma a conseguirmos patrocínios e apoio de outras pessoas, que de certa forma têm a mesma intenção que a UPA.


Galeria das Fotos 2021/2022

Galeria De Atividades 2021

  • Ida à Ponta Dobela

https://photos.app.goo.gl/D1aYwb5smuHaHtoj8

  • Apresentação MINI UPAS

https://photos.app.goo.gl/qwRXDrZJWBDi49y3A

  • Conferência da Década dos oceanos CPLP

https://photos.app.goo.gl/pvN2rW7hj7ZGf5Jj8

  • A caixa da UPA

https://photos.app.goo.gl/HHGC23konuPaqn8V6

  • UPA no pátio

https://photos.app.goo.gl/K8P7vShz9HjAiR2BA

  • Reunião e assinatura do Memorando entre a BIOfund e a EPMCELP(UPA).

https://photos.app.goo.gl/QzArXKh3s3D63GgdA

  • Feiras da UPcycling

https://photos.app.goo.gl/EtmDh3xcea5G9xff9

  • Presidente da República Portuguesa e UPA

https://photos.app.goo.gl/VkC7dFCLdXexQE4b6

  • 1ºEdição do Peddy Paper

https://photos.app.goo.gl/yG87g263awHJdX176

  • Troca de livros

https://photos.app.goo.gl/33HMZsFMD56cfQFn7

  • INTERNACIONALIZAÇÃO da UPA.

https://photos.app.goo.gl/R5nz4nxqaJd93jCm6

  • Venda de Resíduos à REPENSAR

https://photos.app.goo.gl/ofB4bdMnkHYWRjFu5

  • UPcycling//Produtos

https://photos.app.goo.gl/CSMTHqMCtfmzdPwe9

  • Palestra de Carbono Azul

https://photos.app.goo.gl/L8wGTyS5VjbxPFmU6

  • Desafios MINI UPAS

https://photos.app.goo.gl/RsuwSUS5rh6scv7g8

  • 10 de Junho_Ensino Estruturado

https://photos.app.goo.gl/XdaUEPEj2ornZgaE9

  • Agir Local, Pensar Global

https://photos.app.goo.gl/CvyK9WnQvdP9P9r6A

  • Desenvolvimento Sustentável (5ano)

https://photos.app.goo.gl/hdqL5TUKh2NTXbN9A

  • Potesto silencioso e Stewart Sukuma

https://photos.app.goo.gl/DFA7R7TGHqKgPgDR7

  • Palestra com o Carlos Serra

https://photos.app.goo.gl/Lv2BpJJp4w19Wvwv8

  • Master Class

https://photos.app.goo.gl/A48TGyhkCoakg6Ky6

  • Recap do Ano 2021/22

https://photos.app.goo.gl/tZKRwbM3qV4GXmQP6



Galeria das Fotos 2022/2023

 

  • 2ºEdição do Peddy Paper

https://photos.app.goo.gl/Ymw1HitwXFhVfUms5



MENSAGEM DA FUNDADORA


Constança Granjeia
“Sempre me preocupei com problemas ambientais. Sentia-me realizada se fizesse alguma coisa sobre o ambiente. Então, nas férias comecei a pensar em criar um movimento, não de revolta, mas de trabalho prático e de sensibilização. No princípio pensei que a ideia fosse irrealista. Falei com o coordenador do segundo ciclo e a ideia ficou arquivada até ter a autorização. Depois, procurei alguns conhecidos e unimo-nos pela causa. Mal tínhamos o nome começamos a trabalhar. Mas também porque não queríamos nenhum. As nossas atividades seriam no anonimato, como sensibilizadores. Mas, na medida em que o grupo ganhou corpo, mudamos a estratégia de intervenção. Agora temos nome e um plano claro sobre o que queremos”.



projetoUPA1 projetoUPA6 projetoUPA7
 

Pesquisa