QUEM SOMOS
Unidos Pelos Ambiente (UPA). Grupo de estudantes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa que trabalha em prol do ambiente.
FUNDAÇÃO
Outubro de 2018 por Constança Granjeia, aluna do “11.ºA4” da Escola.
Reativado em 2021 pela aluna Larissa Gil do "11.ª A1".
CONSELHO DIRETIVO
Presidente: Gabriella Correia
Vice-Presidente: Mafalda Lopes
Secretária: Samiya Sallahuddin
Vogais: Enzo Santos, Athyan Muhate
Relações Públicas: Rita Reis
TESOURARIA
Diretora: Ashallina Bagasse
DIVULGAÇÃO:
Diretora: Leonor Almeida
Instagram: Sara Guerreiro; Alana Samuel
Tik Tok: Oriana Rodrigues
Produção de Vídeos: Vasco Granjeia
Artes Plásticas
Diretora: Liliana da Conceição
Artistas: Filipa Rito; Mellanie Del Ré
OBJETIVOS
-
Apostar em atividades dinâmicas a fim de conscientizar e integrar no projeto os alunos dos diversos anos de escolaridade;
-
Diminuição do consumo de materiais poluentes, substituindo-os por opções mais sustentáveis;
-
Promover a reciclagem na escola;
-
Expandir a UPA, em Maputo e em Portugal;
-
Redução dos impactos ambientais causados pela indústria têxtil, nomeadamente o consumismo, através da dinamização de recolhas de roupa para doar e lhe dar uma segunda vida.
IDEIAS GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS OBJETIVOS:
- Formar uma banca de recolha de roupa, para reduzir o desperdício de roupa, com o intuito de consciencializar os alunos acerca da poluição da indústria de roupa e implementar o pensamento anti consumismo, tendo como a intenção no futuro colaborar com algumas escolas/organizações e doar efetivamente a quem mais precisa;
- Criar uma loja online (no Instagram), onde se irá vender uma pequena porção das roupas recolhidas e também disponibilizar compras mais sustentáveis como por exemplo, as palhinhas de plástico, entre outras coisas;
Desenvolver inúmeras atividades relacionadas com a natureza/ambiente na escola. Começando por, desenvolver um projeto com os alunos do 1º ciclo, relacionando a disciplina de estudo do meio e a UPA na qual se incentivada os alunos a cultivarem diferentes plantas, ou ate mesmo hortícolas, e irem cuidado dela ao longo do ano. Esta horta podia-se localizar ao pé do portão 4, numa zona que fica imediatamente ao pé da nova cantina.
Este movimento não só lhes beneficiaria a eles como também à comunidade escolar, uma vez que em bilogia, durante as atividades laboratoriais, e necessário observar diferentes espécies de plantas que nos podiam ser fornecidas pela horta, e nada melhor do que ter uma variedade de opções logo à mão. Os produtos agrícolas se tiverem sucesso, ainda podiam ser vendidos nas feiras/destas que a escola promove, quando estas poderem voltar a ser realizadas. Os lucros podiam seguir para o desenvolvimento de outras atividades relacionadas com o ambiente (UPA);- Incentivar a reciclagem na escola começando por promovê-la em palestras para os diferentes alunos dos diferentes ciclos escolares, com o intuito de se iniciar um projeto relacionado com a recolha das garrafas de plástico de modo que se possa implementar máquinas de reciclagem na escola com parcerias de outras grandes organizações. Porém inicialmente o nosso objetivo é juntar mensalmente as mesmas e ir vendê-las a fábricas. Os fundos podem ir para diversas opções, nomeadamente o desenvolvimento de outros grandes projetos;
- Conseguir captar a atenção do Consolado Português e eventualmente o próprio Estado Português, para o projeto não ser limitado à escola e a Maputo/Moçambique;
- Conseguir também, captar a atenção do estado moçambicano para a UPA conseguir fazer plantações de árvores pela cidade, entre outros projetos;
- Incentivar ao ensino da Educação Ambiental desde a pré-escolar até 12ano;
- Desenvolver inúmeros projetos em cooperação com outras associações escolares como a associação escolar, futura rádio escolar, jornal, etc;
- Colaborar/Participar em diversos outros eventos escolares como a gala jovem, festas escolares e ainda apresentações escolares, etc;
- Desenvolver inúmeros concursos/projetos a nível dos diferentes ciclos de modo que mais alunos se juntem a causa da UPA e que tomem conhecimento desta, para podermos assegurar sucessores e também um espírito divertido mas sustentável;
- Fornecer diferentes certificados, até mesmo digitais para diminuir o consumo do papel, a alunos que realmente mostrarem interesse e progresso nos diferentes concursos e projetos relacionados com a UPA
IDEIAS DE DIVULGAÇÃO:
- Fazer um poster com material reciclado (tampas de garrafas, sumos, plástico) a dizer UPA, que servia como modo de identificação sempre que participarmos em palestras/eventos. Este projeto será entregue aos alunos do 7ºano, juntamente com as aulas de E.V;
- Na última sexta-feira do mês, uso camisas pretas ou acessórios pretos com o intuito de apoiar as ideias de Greta Thunberg, relativamente às alterações climáticas;
- “Daily tips and tricks ” ( “ Dicas e truques diários “) sobre como ajudar o ambiente - (Instagram);
- Desenvolver podcasts em parceria com a rádio escolar, e também para o Instagram, de forma a incentivar mais alunos a juntarem-se aos projetos/concursos da UPA, mas também a praticarem uma vida mais sustentável;
- Divulgação de marcas pequenas que ajudam o meio ambiente, de forma a conseguirmos patrocínios e apoio de outras pessoas, que de certa forma têm a mesma intenção que a UPA.
Galeria das Fotos 2021/2022
Galeria De Atividades 2021
- Ida à Ponta Dobela
https://photos.app.goo.gl/D1aYwb5smuHaHtoj8
- Apresentação MINI UPAS
https://photos.app.goo.gl/qwRXDrZJWBDi49y3A
- Conferência da Década dos oceanos CPLP
https://photos.app.goo.gl/pvN2rW7hj7ZGf5Jj8
- A caixa da UPA
https://photos.app.goo.gl/HHGC23konuPaqn8V6
- UPA no pátio
https://photos.app.goo.gl/K8P7vShz9HjAiR2BA
- Reunião e assinatura do Memorando entre a BIOfund e a EPMCELP(UPA).
https://photos.app.goo.gl/QzArXKh3s3D63GgdA
- Feiras da UPcycling
https://photos.app.goo.gl/EtmDh3xcea5G9xff9
- Presidente da República Portuguesa e UPA
https://photos.app.goo.gl/VkC7dFCLdXexQE4b6
- 1ºEdição do Peddy Paper
https://photos.app.goo.gl/yG87g263awHJdX176
- Troca de livros
https://photos.app.goo.gl/33HMZsFMD56cfQFn7
- INTERNACIONALIZAÇÃO da UPA.
https://photos.app.goo.gl/R5nz4nxqaJd93jCm6
- Venda de Resíduos à REPENSAR
https://photos.app.goo.gl/ofB4bdMnkHYWRjFu5
- UPcycling//Produtos
https://photos.app.goo.gl/CSMTHqMCtfmzdPwe9
- Palestra de Carbono Azul
https://photos.app.goo.gl/L8wGTyS5VjbxPFmU6
- Desafios MINI UPAS
https://photos.app.goo.gl/RsuwSUS5rh6scv7g8
- 10 de Junho_Ensino Estruturado
https://photos.app.goo.gl/XdaUEPEj2ornZgaE9
- Agir Local, Pensar Global
https://photos.app.goo.gl/CvyK9WnQvdP9P9r6A
- Desenvolvimento Sustentável (5ano)
https://photos.app.goo.gl/hdqL5TUKh2NTXbN9A
- Potesto silencioso e Stewart Sukuma
https://photos.app.goo.gl/DFA7R7TGHqKgPgDR7
- Palestra com o Carlos Serra
https://photos.app.goo.gl/Lv2BpJJp4w19Wvwv8
- Master Class
https://photos.app.goo.gl/A48TGyhkCoakg6Ky6
- Recap do Ano 2021/22
https://photos.app.goo.gl/tZKRwbM3qV4GXmQP6
Galeria das Fotos 2022/2023
- 2ºEdição do Peddy Paper
https://photos.app.goo.gl/Ymw1HitwXFhVfUms5
MENSAGEM DA FUNDADORA
Constança Granjeia
“Sempre me preocupei com problemas ambientais. Sentia-me realizada se fizesse alguma coisa sobre o ambiente. Então, nas férias comecei a pensar em criar um movimento, não de revolta, mas de trabalho prático e de sensibilização. No princípio pensei que a ideia fosse irrealista. Falei com o coordenador do segundo ciclo e a ideia ficou arquivada até ter a autorização. Depois, procurei alguns conhecidos e unimo-nos pela causa. Mal tínhamos o nome começamos a trabalhar. Mas também porque não queríamos nenhum. As nossas atividades seriam no anonimato, como sensibilizadores. Mas, na medida em que o grupo ganhou corpo, mudamos a estratégia de intervenção. Agora temos nome e um plano claro sobre o que queremos”.