sarauEsta tarde, pelas 16 horas, terá lugar o Sarau Cultu[r]rando Craveirinha, com o propósito de homenagear o poeta José Craveirinha, cujo centenário se celebra este ano.

Patrono da Biblioteca Escolar José Craveirinha da Escola Portuguesa de Moçambique - CELP, foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido o primeiro escritor africano galardoado com o Prémio Camões em 1991.

Esta é uma oportunidade para sentir a poesia de Craveirinha.
volta ao mundoO Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires, Comandante da Missão de Formação Militar da União Europeia em Moçambique, voltou, nesta segunda-feira, a visitar a EPM-CELP, mas desta vez para partilhar os seus conhecimentos históricos, estratégicos e a sua visão sobre as novas tendências globais com alunos e professores da escola. A palestra, subordinada ao tema “Volta ao Mundo em 90 minutos”, incidiu, sobretudo, na história da evolução humana, nas ameaças existenciais – velhas e novas –, e nas tendências pós-covid19, e foi ministrada pelo oficial do Exército Português no Auditório Carlos Paredes.
O desenho de Maria Murta Belo, aluna da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), conquistou recentemente o segundo lugar no concurso escolar “Rostos Portugueses na ONU 75 anos | 75 imagens”. O certame, no domínio das Artes Visuais, foi organizado pelos Ministérios da Educação e dos Negócios Estrangeiros de Portugal para comemorar o 75.º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), destacando os rostos portugueses mais relevantes na organização e relembrar o papel importante que desempenharam, e continuam a ter, nas decisões sobre questões importantes como a paz e a segurança no mundo.

Maria Murta Belo usa a técnica realista e mistura cores para ilustrar a figura do nono secretário-geral da ONU, António Guterres. O desenho da aluna e de muitos outros podem ser vistos neste vídeo.

títulos PNLCinco livros editados e publicados pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) foram selecionados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) de Portugal para integrar o conjunto de publicações recomendadas para leitura pelas crianças e jovens nas escolas, no segundo semestre de 2021. Dos cinco títulos, quatro pertencem à coleção “Infantojuvenis” e um à coleção “Contos e Histórias de Moçambique”.
tornado de teresaFoi lançado, na última sexta-feira, 17 de dezembro, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo, o mais recente romance da escritora e responsável pelo setor de publicações da EPM-CELP, Teresa Noronha. “Tornado” é o título que sustenta as 155 páginas do enredo, cujo apuro e originalidade da escrita lhe valeu a primeira edição do prémio literário Maria Velho da Costa, criado pela sociedade Portuguesa de Autores.

pontalingua quad

biblioteca

Logo UPA

Logo UPA

despesc

Topo