Notícias

No passado dia 2 de março realizou-se mais um torneio de voleibol masculino e feminino com o envolvimento de atletas do Desporto Escolar da EPM-CELP.

O torneio Let´s Team Up realizou-se nas instalações desportivas da Escola Americana (AISM), tendo tido a participação de 6 equipas.

Em masculinos, a EPM-CELP, na fase de grupos, perdeu com as Mahotas e ganhou à Trichard School, tendo perdido o jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, de novo contra a Trichard School.

Em femininos, as nossas alunas ganharam à Trichard School e perderam com a equipa Let's Team Up. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, perderam com a equipa da casa, a AISM.

A EPM-CELP ficou assim em 4º lugar na classificação final do torneio.

Os professores de Ciências Naturais e de Geografia estão a realizar uma formação em Geologia de Moçambique, ministrada pelo formador Nelson Nhamutole, da empresa Mozambique Geological Intelligence.

Esta formação, há muito pretendida por estes docentes, visa permitir a contextualização dos programas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia e Geografia para a realidade geológica de Moçambique, visto que os mesmos contam apenas com referências e dados relativos ao território português.

Além do contacto direto com amostras de minerais e rochas de Moçambique, têm sido analisadas e exploradas fotografias dos diferentes ambientes geológicos e de cartas temáticas.

No próximo sábado, dia 9 de março, será realizada uma saída de campo a Boane e Namaacha, o que permitirá o contacto direto com a realidade geológica desta região no sul de Moçambique.

 

No dia 29 de fevereiro, três alunos da turma A1 do 11° ano realizaram uma saída de campo à Macaneta, onde visitaram a Casa de Vidro da Cooperativa Repensar, com o intuito de recolherem dados para o trabalho de grupo que estão a desenvolver, sob o tema dos microplásticos. 

No decurso da visita, interagiram com os colaboradores e educadores ambientais, que explicaram como foi construído aquele espaço icónico e os diferentes projetos que desenvolvem com a comunidade. Os nossos alunos participaram, também, numa recolha de lixo marinho na praia da Macaneta, tomando contacto direto com os diferentes tipos de lixo que dão à costa nesta seção do litoral moçambicano.

O trabalho destes alunos enquadra-se na estratégia pedagógica dos docentes do Departamento de Ciências Exatas e Experimentais de potenciar competências que preparem os alunos para as futuras exigências académicas. Estes trabalhos de investigação estão a ser desenvolvidos pelos alunos de Biologia e Geologia do 11°A2 e de Biologia, Física e Química do 12º A1.

Estes trabalhos, no caso de incorporarem uma componente prática, podem ser submetidos ao Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude e/ou ao Congresso Nacional de Cientistas em Ação, organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz.

Desde 2016 que alunos da EPM-CELP têm submetido os seus trabalhos ao Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores e conseguido ficar entre os 100 melhores, o que lhes tem permitido participar na Mostra Nacional de Ciência.

macaneta p2

No dia 22 de fevereiro, os alunos de duas turmas de Ciências Naturais do 8º ano tiveram uma aula diferente, realizando uma saída de campo ao mangal da praia dos pescadores, com as professoras Ana Paula Martins e Olga Franco. O objetivo da visita foi dar a conhecer aos alunos a importância dos ecossistemas de mangal.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa