dislexiaOutubro é o mês de sensibilização da Dislexia, problemática que afeta cerca de 130 mil alunos que frequentam o Sistema Educativo Português, com maior incidência na população masculina. As pessoas que têm Dislexia apresentam grandes dificuldades em fazer uso adequado da região posterior do cérebro (zonas occipitotemporal e parietotemporal), pelo que enfrentam bastantes obstáculos tanto na análise de palavras como na transformação de letras em sons (leitura de palavras). É de salientar que a Dislexia não afeta a inteligência, mas os processos cognitivos, tanto os auditivos quanto os visuais.
CARTAZ 02 DOAÇÃO DE SANGUE WEBEstará em curso nos dias 26, 27 e 28 de outubro a campanha de doação de sangue da EPM-CELP, destinada aos alunos do ensino secundário, pais e encarregados de educação, professores e funcionários. A recolha do sangue será realizada por uma brigada do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo que estará no portão 2 da Escola, das 9h às 15h30.

Estar de boa saúde, possuir idade dos 16 aos 65 anos, ter peso acima dos 50 quilos e não ter doado sangue há menos de 120 dias (mulheres) ou 90 dias (homens) são condições necessárias para um indivíduo participar na campanha de recolha de sangue.

Refira-se que todas as medidas de prevenção e segurança relacionadas com COVID-19 estão asseguradas na campanha. Participe e salve vidas!
Escolas com livros webO Festival “Escolas Com Livros” 2021 está a decorrer em Maputo, desde o passado dia 11 de outubro, nas escolas do Sistema Nacional de Educação de Moçambique (SNE) que integram o Projeto “Mabuko Ya Hina”.
IMG 1638 02Comemora-se, hoje, 12 de outubro, em todo o território moçambicano, o Dia do Professor, criado em 1981. A Organização Nacional de Professores celebra também, nesta data, 40 anos de existência.

Nesta data tão significativa, a EPM-CELP endereça a todos os professores de Moçambique e seus representantes muitas felicitações, desejando que a jornada de comemorações constitua mais um passo significativo para a dignificação e capacitação dos profissionais do setor, de modo a cumprirem a missão de elevada responsabilidade no desenvolvimento do país que é a Educação dos seus cidadãos.
ilha de moçambiqueA Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM – CELP), através do seu braço de cooperação, “Mabuko Ya Hina”, dinamizou, entre os dias 5 e 8 de outubro, na Ilha de Moçambique, mais um módulo de formação nas áreas da “Gestão e Dinamização de Bibliotecas”. A formação foi orientada por Estela Pinheiro, docente desta Escola.

pontalingua quad

biblioteca

Logo UPA

despesc

Topo