Notícias

No dia 8 de dezembro de 2024, durante os XX Africa Aquatics Zone IV Championships – também conhecido como Campeonato Africano de Natação, Zona IV – os alunos do 12.º A1, Bruno Ferreira, e do 11.º B, Ana Beatriz Domingues, obtiveram tempos de qualificação para os World Aquatics Championships Open Water, ou Campeonato do Mundo de Natação – Águas Abertas. Foi a primeira vez que atletas moçambicanos conquistaram tempos de qualificação para um Campeonato do Mundo sem recorrer às vagas da Solidariedade Olímpica, um feito extraordinário.

No dia 26 de setembro, entre as 08h50 e as 09h40, o grupo ambiental Unidos Pelo Ambiente (UPA) reuniu os alunos do Pré-Escolar para uma atividade dedicada ao ambiente. A ação teve como ponto de partida a história “O Planeta que tinha um Coração”, criada para explicar aos mini-UPAs os objetivos da associação e incentivá-los a assumir um compromisso com a natureza.

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) participaram, no dia 22 de setembro, no lançamento da Semana do Turismo, que este ano decorre sob o lema “Turismo e Transformação Sustentável”, com uma ação de plantio de mudas de casuarina na praia da Costa do Sol.

A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) juntou-se, mais uma vez, ao movimento global, World CleanUp Day, e retirou, hoje, da praia da Costa do Sol, mais precisamente entre o Marítimo e o Baía Mall, mais de 50 sacos de 50kg de lixo diverso. Garrafas de plástico, copos descartáveis, vestuários, pratos, restos de vidro e outros resíduos foram recolhidos por dezenas de alunos, professores e encarregados de educação que, apesar da chuva que se fez sentir nas primeiras horas, não se intimidaram e participaram ativamente na ação.

Primeiro dia de setembro, os portões da EPM-CELP – muitos deles renovados e com novo visual – abriram-se como quem abre um livro em branco. Cada página começou a ser escrita com passos apressados, abraços contidos e olhares curiosos. O ano letivo 2025/2026 arrancou com o ritual de sempre, mas também com a curiosidade dos que se juntam à Casa Amarela.

A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) abre, na próxima segunda-feira, 1 de setembro, as portas para o ano letivo 2025/2026, com um corpo docente de cerca de 130 professores, dos quais 22 são novos, trazendo energia e renovação às salas de aula.

Entre os dias 28 de abril e 3 de julho, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) promoveu uma ação de formação em “Fotografia – Edição e Gestão do Arquivo Fotográfico”, dirigida aos assistentes técnicos do Centro de Recursos Educativos (CRE).