Angel Gonzalez

Angel Gonzalez
Angel Gonzalez
AUTOR

Angel Gonzalez, nasceu em Oviedo, nas Astúrias, a 6 de julho de 1925 e faleceu em 12 de janeiro de 2008 em Madrid. Foi um escritor e poeta de nacionalidade espanhola. Estudou Direito na Universidade de Oviedo, mais tarde mudou-se para Madrid e depois para Barcelona.

Em 1943, durante um período em que se recuperava de uma enfermidade, afeiçoa-se a leitura de poesia e, começa a escrever a sua própria poesia.. Após travar várias amizades no círculo literário, em 1956 publicou o seu primeiro livro, “Ásperomundo”. Em 1961, após publicar o seu segundo livro intitulado “Sin Esperanza, con Convencimiento” passa a pertencer a “Generación del 50”, um título de elite à nível da artes e letras, também chamada Generación de Medio Siglo.

Em janeiro de 1996, foi eleito membro da Real Academia Espanhola na cadeira "P", substituindo o escritor Julio Caro Baroja. Conta com vários prémios entre os quais Prémio Adonais de Poesía pelo seu primeiro livro “Ásperomundo”(1956). Em 1962 foi galardoado com o Prémio António Machado, pelo seu livro “Grado Elemental”.

Também recebeu os prémios: Príncipe de Astúrias das Letras (1985), Prémio Internacional Salerno de Poesía (1991), Prémio Rainha Sofia (1996), Prémio Julián Besteiro de las Artes y las Letras (2001) e, em 2004, foi o primeiro vencedor do Prémio de Poesía Ciudad de Granada Federico García Lorca.
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa