Cristina Peri Rossi

Cristina Peri Rossi
Cristina Peri Rossi
AUTOR

Nasceu a 12 de Novembro de 1941 em Montevideo, Uruguai e exilou-se na Espanha em 1972. É poetisa, novelista, tradutora e escritora. Foi professora no ensino pré-universitário enquanto desenvolvia seu talento para a escrita. Em 1962 lança o seu primeiro livro “Viviendo”, uma coletânea de contos. Em 1969 lança “Los Museus Abandonados”, também livro de contos.

É considerada uma das escritoras mais importantes da língua castelhana e foi traduzida para mais de 20 línguas. Possui cerca de 40 obras publicadas, tendo “La Nave de Los Locos” (1984), sido considerada seu livro mais importante. Também trabalhou na locução em rádio e colaborou nos jornais Diario 16, El Periódico e Agencia EFE tendo desta forma, se engajado como ativista na luta contra o extremismo religioso na Europa, revelando o seu ativismo político de Esquerda. A sua escrita também aborda o homosexualismo, o erotismo, o lesbianismo, temas que tem gerado alguma polémica.

A sua vasta obra valeu-lhe o Prémio de Los Jóvenes de Arca (1968) – com o livro “Los Museos Abandonados”, Prémio Marcha com o livro “El Libro de Mis Primos” (1969), Prémio Inventarios Provisionales de Poesía com a obra “Exactamente Como Los Argelinos en París”(1973), Prémio de Ciudad de Palma com o livro “Diáspora” (1976), Prémio Internacional de Poesía Rafael Alberti (2000), Prémio Internacional de Poesía Ciudad de Torrevieja com o livro “Habitación de hotel” (2007), Prémio Loewe (2008) com o livro “Playstation”, Prémio Internacional de Relatos Mario Vargas Llosa com o livro “Habitaciones Privadas” (2010), Prémio Don Quijote de Poesía – “Estrategias del Deseo” (2013), Prémio Iberoamericano de Letras José Donoso (2019), concedido pela Universidad de Talca, Chile, entre outros.
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa