José Angel Valente

José Angel Valente
José Angel Valente
AUTOR

José Ángel Valente Docasar nasceu a 25 de Abril de 1929 em Orense, na Espanha e faleceu a 18 de Julho de 2000 em Genebra, Suíça. Foi um poeta, crítico, ensaista e tradutor espanhol.

Estudou Direito na Universidade de Santiago de Compostela e fez licenciatura em Filologia Românica na Universidade Complutense. Foi docente de espanhol na Universidade de Oxford. Como ensaista escreveu livros sobre literatura e uma série de meditações sobre Miguel de Molinos, Santa Teresa, entre outros.

Coordenou a edição do livro “Hermenéutica y Mística: San Juan de la Cruz” em colaboração com José Lara Garrido. Em 1968 foi incluido na Antologia da Nova Poesia Espanhola. Também escreveu livros sobre arte em colaboração com alguns pintores renomados. Suas traduções poéticas de Constantino Cavafis, Celan, John Donne, Manley Hopkins, Jabès, John Keats, Eugenio Montale, Benjamin Péret, Dylan Thomas e de outros poetas foram recompiladas em “Cuaderno de Versiones” (2002).

Publicou perto de trinta obras, algumas delas reeditadas incluindo uma a título póstumo. Conta com várias pemiações e distinções, destacando-se: Prémio Adonais, (1954), Prémio de la Crítica (1961), Prémio de la Crítica (1980), Prémio de la Fundación Pablo Iglesias (1984), Prémio Príncipe de Astúrias de las Letras (1988), Medalla de Andalucía (1990), Prémio Nacional de Poesia (España - 1993), Prémio Reina Sofía de Poesía Iberoamericana (1998), Prémio Nacional de Poesía (Espanha - 2001, a título póstumo).
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa