Vergílio Alberto Vieira

Vergílio Alberto Vieira
Vergílio Alberto Vieira
AUTOR

Vergílio Alberto Vieira nasceu em Amares, Portugal, em 1950. É um proeminente escritor, poeta e crítico literário português ligado ao pós – modernismo. Cursou letras na Universidade do Porto e exerceu atividades à nível da docência em Lisboa, para onde depois se fixou.

Participou na Guerra Colonial, integrando a última Companhia de Policia Militar estacionada em Angola durante o período de descolonização, facto que irá marcar parte da sua escrita, acabando por se tornar num importante escritor à nível da literatura dos países africanos de expressão portuguesa.

Escreveu para o Diário de Luanda, Diário de Lisboa, revista África, Suplemento Literário de Minas Gerais (Brasil), Jornal de Notícias, Semanário Expresso entre outros. Foi membro de júri de vários prémios literários no domínio da poesia, romance e novela.

Recebeu vários prémios, entre os quais, Prémio de Narrativa Eixo-Atlântico (Portugal-Galiza), Prémio de Poesia e Narrativa do Pen Clube Português, Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, Grande Prémio de Literatura DST, Prémios Correntes d'Escritas, Teixeira de Pascoaes, Florbela Espanca, Manuel da Fonseca, Sebastião da Gama, Natércia Freire, Maria Rosa Colaço, António Cabral, entre outros.

Também integrou as direções da Associação Portuguesa de Escritores, da Pen Clube Português, da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

Publicou cerca de 80 obras que se repartem por poesia, prosa, ficção, narrativa, teatro, diários, ensaios, livros didáticos e infantojuvenis. Organizou várias publicações, traduziu várias obras literárias, entre as quais; “Na margem do silêncio” (1971), “Ritual Negro” (1973), “Terra Interior” (1978) e “Sombras de Reis Mendigos” (2009). Está presente em várias antologias e traduzido em espanhol, francês e italiano.
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa