A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) acolhe, nos dias 29 e 30 de maio, a Feira de Saúde 2025 para toda a comunidade educativa. À semelhança de edições anteriores, a Feira irá contemplar vários serviços de saúde no espaço escolar, entre os quais, rastreio da diabetes (glicémia), rastreio do HIV, rastreio da hipertensão, Doação de Sangue, aconselhamento nutricional, entre outros.
No primeiro dia, amanhã, entre as 13h00 e as 14h00, a Dra. Andrea Neves, médica ginecologista (ex-aluna da EPM-CELP), irá falar sobre a “Saúde Sexual e Reprodutiva” destinada aos alunos do 10.º ano.
No dia 30 de maio, entre as 12h15 e as 12h50, realizar-se-á mais uma palestra, desta vez dirigida aos funcionários não docentes da EPM-CELP, “Acidente Vascular Cerebral – o que é e como prevenir”, tendo como convidada a Dra. Esmeralda Eugénia, médica de clínica geral do Hospital Privado de Maputo.
Este ano, para além destas atividades, a Feira inclui atividades de rastreio de estomatologia para os alunos do 2.º ano do 1.º CEB e rastreio de oftalmologia para os alunos do 1.º ano do 1.º CEB. A Feira de Saúde 2025 conta com a parceria do Hospital Privado de Maputo, da Dental Care – Clínica Dentária, da Vision – Centro Óptico e do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo.