A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) acolhe, nos dias 20, 21, 23 e 24 de maio em curso, a Feira de Saúde para toda a comunidade educativa. À semelhança de edições anteriores, a feira irá contemplar vários serviços de saúde no espaço escolar, entre os quais, rastreio da diabetes (glicémia), rastreio do HIV, rastreio da hipertensão, rastreio do Cancro da Mama, Doação de Sangue, entre outros e ainda uma Palestra sobre “A incidência da Diabetes em Moçambique e alimentação saudável” que será dinamizada pelos nossos alunos do 12º A1.
Refira-se que a feira é organizada numa altura em que o Hospital Central de Maputo, (HCM), a maior unidade sanitária do país, encontra-se com défice de sangue, o que tem agravado, sobremaneira, o estado de saúde de alguns pacientes. O Banco de Sangue do HCM precisa coletar trinta mil unidades anuais de sangue e três mil mensalmente, contra as atuais vinte e quatro mil e duas mil, respetivamente, para suprir as necessidades.
Seja herói: junte-se a esta causa e vem salvar vidas. É só estar de boa saúde, possuir idade dos 16 aos 65 anos, ter peso acima dos 50 quilos e não ter doado sangue há menos de 120 dias (mulheres) ou 90 dias (homens).