Lançamento do livro O Menino que Girava o Mundo

No âmbito da programação alusiva às comemorações do seu 26º aniversário, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) acolhe nas suas instalações, na segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 8h00, a apresentação do livro O Menino que girava o Mundo, com texto do escritor moçambicano Benjamim Pedro João e ilustrações da artista plástica moçambicana Carmen Muianga.

A apresentação do livro contará com uma dramatização da obra, a cargo do ator Fernando Macamo e o evento destina-se a alunos do 1º ciclo de escolaridade da EPM-CELP.

A entrada é restrita aos alunos e convidados do autor e ilustradora.

A obra foi editada pela EPM-CELP em junho de 2025, no quadro do seu compromisso contínuo com a promoção da leitura, da Língua Portuguesa e da valorização da criação artística nacional, afirmando a escola como um espaço de encontro entre educação, cultura e literatura moçambicana, particularmente junto das novas gerações.

O Autor:

Benjamim Pedro João é um escritor Moçambicano nascido em dezembro de 1969 na província de Manica. Licenciado em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de M.M. África, publicou os seus primeiros poemas na revista “Tempo”. Posteriormente, publicou livros de contos como Miombwe, Metamorfose das Sombras, Estórias para Desassossegar o Encanto dos D. Na área infanto-juvenil, publicou a primeira edição de O Menino que Girava o Mundo, em 2006, O Príncipe Encantado, em 2012 e Ngano, contos populares da nossa terra em 2016. Organizou ainda a Antologia de Jovens Escritores de Manica em 2008. Foi vencedor do Prémio Literário João Dias, do Instituto Camões e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, em 2009. Esta é a segunda edição do livro O menino que girava o mundo, revisto por Teresa Noronha e ilustrado por Carmen Muianga.

A ilustradora

Carmen Muianga nasceu em Maputo e fez o curso de Artes Gráficas na Escola Nacional de Artes Visuais de Maputo e o curso médio de Gravura na Escola Nacional de Artes Plásticas de Havana. Foi docente na Escola de Artes Visuais Lopes Penha e na Escola Galeria Eugénio Lemos em Maputo. Realizou várias exposições individuais e coletivas e encontra-se representada no Museu Nacional de Arte em Maputo e em galerias nacionais e estrangeiras.

Atualmente é professora na escola Nacional de Artes Visuais.

Sinopse do livro

Se o Mundo está dividido desigualmente em pobres e ricos, há crianças cujo sonho é juntar esses dois mundos, girando no sentido contrário ao das convenções e regras socialmente estabelecidas. É o caso do Menino da Roda, o menino que gira o mundo, dedicando os seus dias a fazer outras crianças, aquelas que nada têm, felizes. São as suas aventuras e as suas reflexões sobre o mundo das crianças e o mundo dos adultos que Benjamim nos oferece e que a Carmen ilustra, fazendo-nos refletir sobre o nosso papel e as nossas escolhas.