Organização
O que é? Objectivos. Quem somos?
"Mãos na Ciência" (Hands-on Science) é um projeto de cariz internacional, que tem como objetivo promover a ciência nas escolas básicas e secundárias. Pretende-se fazer “educação para a ciência e através da ciência” de forma ativa nas escolas. Desde 2019 que faz também parte da Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, tendo, desta forma, o apoio da DGE e da Ciência Viva na promoção dum espaço aberto de contacto com a ciência e a tecnologia.
A visão do projeto consiste na implementação de Ciência e Tecnologia na Educação atual, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas, assim como práticas pedagógicas divertidas que incutam nos jovens competências essenciais para a sua vida ativa. O projeto promove ainda a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação através da criação de parcerias.
A importância da ciência nas sociedades modernas leva a que a Educação das Ciências tenha um papel especial, de grande impacto e relevância. A ciência ajuda a compreender o mundo, a desenvolver o raciocínio e a estimular a criatividade.
O projeto dá especial importância à comunicação entre os grupos de trabalho que aglutina todas as informações, eventos, conferências e atividades de forma a existir uma partilha efetiva de experiências.
A EQUIPA
• Nuno Fereira
• Helena Correia (coordenadora)
Notícias
CIÊNCIA | Alunos da EPM-CELP participaram na 1.ª MasterClass sobre física de partículas
Contactos
Projeto "Mãos na Ciência"
Correio eletrónico:
Espaço informativo "online": http://www.epmcelp.edu.mz/index.php/oferta-educativa/projetos-permanentes/maos-na-ciencia
Escola Portuguesa de Moçambique
Av.ª do Palmar, 562
Maputo - Moçambique
Telefone: +258 21 481 300 - Fax: +258 21 481 343
Parceiros
O projeto Mãos na Ciência faz parte da Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola e tem como objetivo geral promover diversas atividades no âmbito da promoção e divulgação da Ciência, tendo como parceiro a Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
No que diz respeito à interação com outras escolas, tem vindo a dinamizar atividades direcionadas para alunos de escolas moçambicanas
- Secundária Mateus S.Muthemba
- Secundária do Triunfo,
- Comunitária 4 de Outubro
- Comunitária da Malhangalene
e internacionais
- Escola Americana Internacional de Moçambique-AISM
- Escola Francesa Internacional de Maputo-EFM
- Escola Internacional de Maputo-MIS
- Academia Aga Khan-Aga Khan Academy Maputo
- Escola Escandinava Maputo-Skandskol.
Recursos como a exposição “Física no dia-a-dia”, planetário, sala de visualização de filmes e séries científicas estão disponíveis, mediante marcação prévia, para todas escolas que pretendam usufruir destes recursos.
Consideramos que este tipo de intercâmbio é importante, uma vez que permite a partilha de experiências e de saberes, bem como a interação entre diferentes culturas e línguas.
Galeria
Atividades
Planetário
Planetário - "O céu nas nossas mãos
A utilização de um Planetário (primeiro em Moçambique) e a sua dinamização permite à EPM-CELP desenvolver novos vetores no combate à iliteracia científica e reforçar o papel da cooperação de Portugal com Moçambique. Existe hoje um consenso generalizado na comunidade científica internacional que a Astronomia é um catalisador na aprendizagem das ciências básicas, como sejam a Matemática, a Física, a Química, a Biologia, a Geografia e as engenharias tecnológicas, fundamentais na construção de uma sociedade democrática.
Física no Dia-a-Dia
"Física no dia-a-dia na escola" é uma exposição baseada na obra com o mesmo nome de Rómulo de Carvalho, com utilização de objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia.
As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, entre outros materiais.
Esta exposição é uma das três réplicas que circulou pelas escolas em Portugal e que em julho de 2015 foi cedida, com caráter permanente, à EPM-CELP.
Objetivos:
• Utilizar objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia;
• Experimentar para melhor compreender conteúdos lecionados em sala de aula;
• Despertar o espírito crítico e a curiosidade relativamente ao que nos rodeia (mesmo para alunos de áreas não científicas).
Pêndulo Mundial
O Pêndulo Mundial é uma experiência remota do e-lab que permite determinar a aceleração da gravidade em vários locais do planeta. O e-lab desenvolveu este projeto que envolve escolas da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). É um projeto em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST).
O pêndulo da EPM-CELP está a funcionar desde junho de 2014 após a ação de formação e-Lab dada pelo responsável deste projeto, Horácio Fernandes, professor do IST.
A aproximação física depende da correção devido à aceleração centrípeta e ao facto da Terra ser um elipsoide e não uma esfera (o raio da Terra é maior no Equador do que nos polos).
Esta experiência pode ser feita remotamente através da ligação elab1.ist.utl.pt ou, então, localmente.
Objetivos
• Consiste em conduzir uma experiência global para determinar, a partir de uma rede de pêndulos disseminada por vários países da CPLP, a “constante da gravidade”. Os pêndulos serão colocados em várias latitudes e alguns deles poderão ser operados remotamente, por qualquer pessoa, através da internet.
• Calcular a aceleração da gravidade
• Explicar o porquê do lançamento de foguetões ser feito na zona do equador
• Explicar a relação entre massa e peso
Aprender Ciência Brincando
Aceda aqui o Regulamento da 10.ª edição do Brinquedo Científico
Os alunos do terceiro ciclo de escolaridade da EPM-CELP e os de outras escolas sediadas em Maputo são desafiados a desenvolverem, com a ajuda dos pais e encarregados de educação, brinquedos científicos que expliquem um conceito ou fenómeno físico.
O brinquedo individual poderá ter um suporte informático desenvolvido e estudado nas aulas de Tecnologias da Informação e é apresentado, oralmente, numa aula de português, marcando, assim, a interdisciplinaridade do projeto.
Objetivos:
• Envolver os alunos em projetos científicos como estratégia de ensino-aprendizagem;
• Desenvolver a curiosidade, a criatividade, o espírito crítico e o processo de resolução de problemas;
• Desenvolver o trabalho de pesquisa e de recolha de informação;
• Promover a interdisciplinaridade;
• Promover a autoconfiança e oralidade numa apresentação pública;
• Estimular a competição saudável entre os alunos.
Cozinha com Ciência
Cozinha com Ciência
Atividade da Biblioteca Escolar José Craveirinha em articulação com o projeto "Mãos na Ciência" para os alunos dos primeiro e segundo ciclos, juntando a leitura e a ciência.
Objetivos:
• Fomentar o gosto pela ciência;
• Fomentar os hábitos de leitura científica;
• Compreender cientificamente os fenómenos do quotidiano;
• Articular a ciência com a literatura infanto-juvenil.
Palestras
Falar de ciência fora do contexto de sala de aula, num ambiente mais descontraído, e sobre conceitos que vão para além do currículo lecionado é um desafio lançado a toda a comunidade educativa, principalmente aos alunos.
Objetivos:
• Incutir nos alunos propostos para apoio do terceiro ciclo outras dimensões da ciência;
• Despertar nos alunos o interesse pelo estudo das ciências;
• Educar para a ciência.
Inspirar Ciência
São desenvolvidas actividades experimentais ou interativas relacionadas com a ciência e o conteúdo programático da disciplina ou área de ensino.
Estas actividades têm como objetivos:
- Consolidar e aprofundar conhecimentos através de atividades práticas desenvolvidas e/ou seminários.
- Relacionar a teoria e a prática, a fim de buscar-se uma interação entre o conhecimento científico que se aborda em sala de aula e o senso comum do estudante.
- Melhorar os resultados académicos dos alunos na área das ciências.
- Contribuir para o sucesso de diferentes disciplinas, dando uma visão científica de conteúdos que, direta ou indiretamente, estão relacionados com a Físico-Química;
- Mostrar a interdisciplinaridade presente no que nos rodeia;
- Experimentar para melhor compreender conteúdos lecionados em sala de aula.