Mãos na Ciência - Clube de Ciência Viva

logo mnac

O que é? Objetivos

"Mãos na Ciência" (Hands-on Science) é um projeto de cariz internacional, que tem como objetivo promover a ciência nas escolas básicas e secundárias. Pretende-se fazer “educação para a ciência e através da ciência” de forma ativa nas escolas. Desde 2019 que faz também parte da Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, tendo, desta forma, o apoio da DGE e da Ciência Viva na promoção dum espaço aberto de contacto com a ciência e a tecnologia.

O projeto tem como missão implementar e reforçar o papel da Ciência e da Tecnologia na educação, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas, assim como práticas pedagógicas divertidas que incutam nos jovens a curiosidade e o gosto pelo conhecimento científico e tecnológico e que lhes permitam dominar competências essenciais para a sua vida ativa num futuro próximo. O projeto promove ainda a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação através da criação de parcerias.

A importância da ciência e da tecnologia nas sociedades modernas leva pois a que a literacia científica tenha um papel especial, de grande impacto e relevo, nos sistemas educativos mais desenvolvidos. A ciência ajuda a compreender o mundo, a desenvolver o raciocínio e a estimular a criatividade.

O projeto dá especial enfoque à comunicação entre os diferentes grupos de trabalho e aglutina todas as informações, eventos, conferências e atividades desenvolvidas, interna ou externamente, promovendo a partilha efetiva de experiências que possam ser enriquecedoras para a formação dos nossos alunos, mas também da comunidade que servimos, naquilo que interpretamos ser uma verdadeira escola inclusiva.

 ccv logo