Bem-vindos!
O Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) visa a criação de bibliotecas escolares e maletas de leitura e tem como principal objetivo disponibilizar recursos educativos a todos os membros da comunidade escolar de forma a promover a leitura e a divulgação da língua portuguesa.
Este projeto nasce de um Protocolo de Cooperação nos domínios das bibliotecas escolares e da promoção da leitura, assinado a 3 de março de 2010 pelos Governos de Portugal e de Moçambique. Sendo uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal (RBE), a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), com o apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimetno Humano (MINEDH), é interlocutora e dinamizadora do Projeto junto de escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique.
Os Governos de ambos os Estados reconhecem o papel das bibliotecas escolares no desenvolvimento das literacias, no favorecimento do sucesso escolar e na formação global dos alunos.
A EPM - CELP apoia as escolas abrangidas pelo projeto, desenvolvendo ações nas seguintes áreas: reabilitação de espaços para a criação de bibliotecas escolares (BE’s); apetrechamento das BE’s com mobiliário, material audiovisual, informático e documental; criação de maletas de leitura; formação de docentes e técnicos bibliotecários; elaboração de planos de funcionamento das bibliotecas escolares e das maletas de leitura; desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura com os alunos, em articulação com os docentes, famílias, grupos culturais, voluntários e todos os parceiros.
Até já!
Coordenação
Parceiros
"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Prov. Africano
Parceiros Institucionais:
O trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto só é possível pelo envolvimento e empenho de um conjunto de atores que a seguir caracterizamos:
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) é a entidade institucional beneficiária do Projeto, reconhecendo o papel das bibliotecas escolares enquanto núcleos fundamentais de apoio ao sucesso escolar e ao aprofundamento da cultura literária, científica, tecnológica e artística.
O Ministério da Educação (ME) apoia o funcionamento do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) de Portugal. Este Programa foi lançado em 1996 com o objetivo de desenvolver bibliotecas em todas as escolas públicas, de todos os níveis de ensino, disponibilizando, assim, aos seus utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção de informação em diferentes suportes.O Ministério da Educação assegura, através da RBE e da EPM-CELP, a criação de bibliotecas escolares e maletas de leitura nas escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique.
No domínio da cooperação, o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, tem por missão propor e executar a política de cooperação e coordenar as actividades desenvolvidas pelas entidades públicas que participam na execução dessa mesma política. O Projeto Mabuko Ya Hina articula com o Camões ao nível das sinergias com outras entidades, bem como na implementação das ações inerentes ao projecto.
No exercício dos seus objetivos, como são o de promover e difundir a Língua Portuguesa em Moçambique, bem como os patrimónios artístico e cultural moçambicano e português, a EPM-CELP, na qualidade de interlocutora do ME/RBE junto do MINEDH, assegura a implementação do Projeto Mabuko Ya Hina, garantido a formação de docentes e técnicos bibliotecários, a dinamização de atividades de leitura e escrita nas escolas que integram o
projeto e as demais ações necessárias à implementação do mesmo.
A Fundação Portugal África, aderiu, em 2010 ao Programa da RBE, em parceria com a EPM-CELP, contribuindo com acervo bibliográfico, montagem de bibliotecas e a implementação deste programa nas Escolas Profissionais de Moçambique.
A AIDGLOBAL é uma organização não-governamental que implementa um programa de apoio integrado às bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, em Moçambique. Esta organização trabalha em parceria com a EPM-CELP na gestão e dinamização do Projeto Mabuko Ya Hina no distrito do Chibuto e ao nível da formação de docentes e técnicos bibliotecários.
Outros Parceiros:
Para o desenvolvimento deste projeto nas escolas e nas comunidades existem acordos de parceria com as seguintes organizações locais:
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Atividades
As atividades dinamizadas junto das comunidades escolares e educativas, no âmbito do Projeto Mabuko Ya Hina, têm como objetivos principais:
- Proporcionar o acesso ao livro e à leitura;
- Incutir hábitos de leitura;
- Desenvolver competências de expressão e compreensão verbal e escrita;
- Contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico e criativo;
- Promover a transversalidade e a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem;
- Contribuir para o reconhecimento da leitura como fonte de lazer, alegria e descoberta;
- Promover a articulação entre os trabalhos realizados em contexto de sala de aula e nas bibliotecas escolares, tendo em vista o sucesso das aprendizagens.

Para alcançar os objetivos do Projeto desenvolvem-se inúmeras atividades de cariz pedagógico e cultural, entre as quais salientamos:
- Formação de docentes e técnicos bibliotecários;
- Visitas frequentes às escolas e acompanhamento sistemático das atividades educativas e culturais;
- Parcerias com docentes e alunos da EPM-CELP em atividades conjuntas realizadas na Escola Portuguesa de Moçambique e em estabelecimentos de ensino moçambicanos;
- Comemoração de efemérides;
- Organização de concursos literários e de ilustração;
- Realização de oficinas de leitura, escrita, teatro, dança, tecnologias de informação e artes;
- Implementação do Plano Nacional de Acção de Leitura e Escrita (PNALE - Moçambique), em articulação com o Plano Nacinal de Leitura (PNL - Portugal) e com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano;
- Visitas às Escolas para manutenção dos espaços e dos equipamentos das bibliotecas, bem como para monitorização do seu acervo bibliográfico e do acervo das Maletas de Leitura;
- Realização do Festival Infantil Anual “Escolas Com Livros”.
Formação
"Aquele que aprende, ensina." Prov. Africano
Para a implementação do Projeto Mabuko ya Hina tem sido feito um grande investimento na área da formação de professores e técnicos bibliotecários de modo a adquirirem e a melhorarem as competências necessárias para a gestão e dinamização das bibliotecas escolares/maletas de leitura. Neste contexto, desde março de 2010, foram realizadas 15 ações de formação, num total de 415 horas, abrangendo, aproximadamente, 320 professores e técnicos bibliotecários.
Escolas
Presentemente, o Projeto Mabuko Ya Hina integra 45 escolas – 21 no distrito de Maputo, 1 no distrito da Matola, 2 no distrito de Matutuíne, 10 no distrito do Chibuto, 5 no distrito de Inharrime e 6 no distrito de Inhambane, totalizando 10 Bibliotecas Escolares e 35 Maletas de Leitura.
Bibliotecas Escolares
Presentemente, o Projeto Mabuko Ya Hina integra 10 escolas com bibliotecas – 9 no distrito de Maputo e 1 no distrito de Inharrime.
Estas bibliotecas escolares são espaços vivos, onde alunos, professores e demais membros das comunidades escolares podem usufruir dos recursos educativos existentes, bem como dinamizar atividades que fomentem o gosto pela leitura e pelo saber.
As escolas com bibliotecas que integram o Projeto Mabuko Ya Hina são as seguintes:
Escola Primária Completa Polana Caniço A (2011)
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Fundação: 1986 Localização: Bairro Polana Caniço A, Rua Bernardino Chiche - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa Polana Caniço A encontra-se localizada no Distrito Municipal KaMaxaqueni, Rua Bernardino S. Chiche, Nº 3.557,Quarteirão 12, Bairro da Polana Caniço A.
A Escola, vulgarmente conhecida pelo nome de Escola Nova, foi fundada e inaugurada em 1986 pela antiga Ministra da Educação, Graça Machel, e funcionava em regime de três turnos do 1º grau.
Com as enxurradas do ano 2000, a Escola ficou destruída, pelo que concorremos, com sucesso, para a sua reabilitação.
Em 2001, foi reinaugurada pelo Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Artur Canana, passando a funcionar com 4 turnos, a contar com o Curso Noturno, e a lecionar da 1ª à 7ª classe.
A Escola Primária Completa Polana Caniço A tem três blocos, com seis salas de aulas em cada um, sendo que no primeiro bloco está a secretaria, num dos extremos, e no outro os sanitários dos alunos. No bloco do meio, encontra-se o gabinete do Diretor e o sanitário dos professores e no último bloco, o gabinete do Diretor Adjunto e sanitários para os alunos.
A Biblioteca da EPC Polana Caniço A é utilizada pelos alunos desta Escola e pelos alunos da Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, uma vez que ambas estão inseridas no mesmo espaço.
Escola Primária Completa 12 de Outubro (2012)
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Fundação: 1986 Localização: Bairro de Hulene A, Rua 10, Q17, Célula H - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa 12 de Outubro localiza-se na Cidade de Maputo, Distrito Municipal KaMavota, Avenida Julius Nyerere, Bairro de Hulene “A”, Célula “H”, Quarteirão 47, Rua 10.
Foi construída com o financiamento do Governo e com o apoio da 2M. Inaugurada a 16 de Agosto de 1986 por Graça Machel, então Ministra da Educação e Cultura da República Popular de Moçambique, entrou em funcionamento com 18 salas de aulas, em regime de dois turnos, e somente lecionava o EP1 (da 1ª à 5ª Classe).
Em 1988, pressionada pela procura de vagas, introduziu o sistema de três turnos e assim conseguiu albergar um maior números de crianças.
Assim que concluíssem a 5ª classe, as crianças eram obrigadas a percorrer longas distâncias para darem continuidade aos seus estudos, facto que levou a que se introduzisse o EP2 (6ª e 7ª Classes). Com este crescimento, surge uma nova situação, pois a Escola deixou de ter condições para integrar todos os alunos, razão pela qual se introduziu o Curso Noturno, no ano de 1998, com cerca de 200 alunos, sendo estes os de idade mais avançada.
Em abril de 2007, introduziu-se o Ensino Secundário Geral do 1º Ciclo no Curso Diurno e Noturno, com 400 alunos e, ao mesmo tempo, o Ensino Secundário à Distância (PESD), com 150 estudantes.
No dia 15 de maio de 2015, a Instituição passou a ser gerida por duas direções, uma para cada nível de ensino (Primário e Secundário).
Esta Escola é constituída por 5 blocos de salas de aulas, dos quais dois pertencem ao Ensino Primário e dois ao Secundário, sendo que o quinto bloco é partilhado pelos dois níveis de ensino. Compreende, também, um bloco Administrativo, uma sala de professores, uma biblioteca, uma oficina para a reparação de mobiliário escolar, um espaço de arrumos, uma cantina, uma papelaria, um campo polivalente e uma sala para o Ensino à Distância, sanitários e uma casinha para os seguranças. Possui, também, duas redes de água e uma vedação feita com blocos.
A Biblioteca da EPC 12 de Outubro é utilizada pelos alunos do Ensino Primário e Secundário.
Escola Primária Completa Unidade 23 (2015)
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Fundação: 1973 Localização: Bairro da Mafalala, Rua da Guiné, Q 12 - N15 Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A EPC Unidade 23 surge no âmbito da construção das escolas no país, no ano de 1973, para responder às exigências da comunidade.
A Escola tem 6 salas de aulas, 1 sala de professores, 1 bloco administrativo, 2 casas de banho para professores, 2 casas de banho para alunos e 1 biblioteca.
A Biblioteca Escolar da EPC Unidade 23 foi criada com o apoio da Associação Iverca, sediada no Bairro da Mafalala, e da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa.
A Escola funciona em regime de 3 turnos, lecionando da 1ª à 7ª classe.
Escola Primária Completa do Triunfo (2016)
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Fundação: 1976 Localização: Bairro da Costa do Sol, 5ª Avenida - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa do Triunfo foi fundada em 1976 pela Combatente da Luta de Libertação Nacional, Lina Magaia.
Localiza-se no Bairro da Costa do Sol, Zona do Triunfo, e, por se tratar de um Bairro “Nobre”, a Escola serve as crianças do Bairro Minguene.
Após a inauguração da Escola, a Fundadora passou a gestão para a Associação Kanimambo, mas a demanda era grande e o Governo investiu no alargamento da Instituição, pelo que a mesma passou a estar sob a tutela do Estado.
Hoje, a EPC do Triunfo conta com 15 salas de aulas, uma biblioteca e um pavilhão administrativo.
Funciona em regime de 3 turnos diurnos,1 curso noturno e, à noite, ainda oferece aulas de alfabetização e educação de adultos.
A Biblioteca da EPC do Triunfo é também utilizada pelos alunos da Escola Secundária, uma vez que ambas estão inseridas no mesmo espaço.
Escola Primária do 1º e 2º Graus Laura Vicuña (2017)
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Fundação: 2011 Localização: Estrada Nacional nº 1 Inharrime Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária do 1º e 2º Graus Laura Vicuña começou a funcionar em 2011 autónomamente, dando prioridade aos alunos mais carenciados dos arredores da comunidade escolar, de modo a permitir o acesso à educação e à formação integral.
As linhas de ação da escola baseiam-se no Sistema Preventivo do Estilo Educativo de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, procurando-se cultivar valores como o acolhimento, co- responsabilidade, alegria, que é o sentido de festa e gratidão, amor ao trabalho, educação para a verdade e na verdade, entre outros.
Sendo assim, a escola tem a missão de educar evangelizando os educandos, crianças e adolescentes, para que desenvolvam habilidades e competências que os tornem capazes de se integrar com dignidade na sociedade.
Com o objetivo de proporcionar uma formação integral centrada no aluno, a EP do 1º e 2º Graus Laura Vicuña tem com lema “Por uma educação de qualidade rumo ao desenvolvimento!” e como mote “Movidos pela esperança, eis que eu faço novas todas as coisas!”.
Escola Primária Completa Unidade 25 (2017)
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Fundação: 1972/1973 Localização: Bairro de Maxaquene, entre a Rua de Malhangalene e a Rua 1º de Maio - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa Unidade 25 localiza-se na esquina entre as Ruas da Malhangalene Nº 1357 e 1º de Maio, no Quarteirão 56.
É uma instituição de ensino público, construída no tempo colonial, entre 1972 e 1973, para servir os filhos dos indígenas.
Possuía 5 salas, uma piscina, baloiços, um campo de jogos, uma cozinha, uma sala de costura e casas de banho.
Com o tempo, a escola ficou danificada e em 1991 foi reconstruída.
A EPC Unidade 25 foi inaugurada em 1992 e passou a ter 10 salas, dois blocos sanitários, uma biblioteca e um bloco administrativo, onde funcionam a secretaria e os gabinetes do Diretor e do Diretor Adjunto Pedagógico, intercalados por uma sala de estar.
Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras (2017)
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Fundação: 1989 Localização: Bairro Polana Caniço B Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras situa-se no Bairro Polana Caniço B, ao lado da Igreja Comunidade Nossa Senhora da Consolata.
A escola nasceu num espaço que abrigava cavalos, no tempo colonial. Após a independência de Moçambique, o espaço ficou vazio e um grupo de jovens que frequentava a igreja solicitou a cedência do mesmo aos Chefes do Quarteirão 53/54, com o objetivo de criar uma escola para as crianças órfãs e vulneráveis do Bairro.
O espaço foi atribuído para os fins desejados e a escola começou a funcionar em 1989, lecionando da 1a à 4a Classe.
Em 1993, as Irmãs Missionárias da Consolata contribuíram para a reabilitação da escola e para a aquisição de carteiras escolares, passando, então, a lecionar da 1a à 7a Classe.
Quando foram transferidas para outra congregação, as Irmãs cederam a casa onde viviam à escola, a qual foi transformada em Biblioteca Escolar.
Escola Primária Completa Maguiguana (2018)
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Fundação: 1972 Localização: Bairro de Maxaquene D Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola está situada na Rua 1º de Maio, Quarteirão 02, no Bairro de Maxaquene D, no Distrito Municipal KaMaxakeni. Tem 49 anos de existência, tendo sido inaugurada em 1972.
No ato da sua inauguração, ficou conhecida como Escola do Bairro Nkoki e, após a independência, foi-lhe atribuído o nome de Maguiguana, em memória de um guerreiro da luta de resistência contra a dominação colonial.
A Escola Primária Completa Maguiguana é constituída por 10 salas de aulas, distribuídas em dois pavilhões.
Tem 3 blocos de casas de banho, dois ligados aos pavilhões das salas de aulas e um afastado, e possui, logo à entrada, um pequeno espaço que é usado como campo de futebol e para as aulas de educação física. A escola tem um pequeno compartimento que funciona como sala dos professores e tem uma biblioteca.
Escola Primária Completa Polana Caniço B (2018)
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Fundação: 1986 Localização: Bairro Ferroviário, nº 25, Talhão 368 - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa Polana Caniço B encontra-se localizada no Bairro Ferroviário, prolongamento da Avenida Vladimir Lenine, Nº 25, Talhão nº 368, Distrito Municipal KaMaxakeni.
A escola foi fundada em 1986, como anexa à Escola Primária Completa Polana Caniço A, com estrutura de chapas de zinco. As turmas estudavam debaixo das árvores e a direção funcionava nas instalações do Grupo Dinamizador do Bairro Polana Caniço B.
Devido às precárias condições da escola, sentiu-se a necessidade de construir uma nova escola que foi batizada com o nome de Escola Primária Completa Polana Caniço B. A nova escola foi inaugurada no dia 16 de fevereiro de 1993, pelo então Ministro da Educação, Aniceto dos Muchangos, com o plantio de uma árvore de sombra.
A EPC Polana Caniço B possui 20 salas de aulas e é constituída por 4 blocos, nomeadamente: um bloco administrativo, área de salas de aulas, uma biblioteca, um espaço de saúde escolar e quatro blocos sanitários.
A Escola leciona três ciclos de aprendizagem, 1º, 2º e 3º, em três turnos.
Escola Secundária Estrela Vermelha (2018)
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Fundação: 1963 Localização: Avenida Emília Dausse, 1672 - Maputo Classes: 8ª à 10ª classe |
A Escola Secundária Estrela Vermelha foi inaugurada em 1963, como Escola Técnica, pelo Governador Joaquim de Araújo.
Alguns anos depois, o mesmo Governador transformou a Escola Técnica em Escola Preparatória e, em 1976, passou a Secundária.
Estando a ES Estrela Vermelha localizada no bairro onde sempre viveu o grande Poeta moçambicano José Craveirinha, existe uma forte corrente que luta para que a escola passe a chamar-se Escola Secundária José Craveirinha. De qualquer modo, a homenagem ao grande Poeta foi feita no dia da inauguração da Biblioteca Escolar, tendo-lhe sido atribuída o seu nome. A cerimónia de inauguração contou com a presença do filho do Poeta, homónimo do pai, que dirigiu palavras de incentivo aos alunos para o desenvolvimento de competências nas áreas da leitura e da escrita, dizendo acreditar no aparecimento de futuros poetas.
Importa referir que a Fundação José Craveirinha, dirigida pelo filho do Poeta, está a desenvolver, em parceria com a Escola Secundária Estrela Vermelha, um projeto de criação de um Jardim de Leitura, ao longo do muro adjacente à escola, que irá contemplar uma biblioteca, uma lanchonete e estações de leitura.
Maletas de Leitura
As Maletas de Leitura são pequenas bibliotecas itinerantes que contêm cerca de 180 títulos cada. Permanecem na escola por um período de dois anos letivos, findos os quais procede-se à rotação das mesmas, de forma a que os alunos tenham acesso a livros diferentes.
Espera-se que em cada Maleta de Leitura os alunos descubram as letras, as palavras, as frases, os textos, as histórias, o mundo e o prazer de ler.
As escolas com maletas de leitura que integram o Projeto Mabuko Ya Hina são as seguintes:
Escola Primária Completa Matchik Tchik
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Fundação: 2003 Localização: Bairro Polana Caniço B Maputo Classes: 1ª à 7ª classe e Alfabetização e Educação de Adultos (AEA) |
A Escola Primária Completa (EPC) Matchik - Tchik situa-se no Bairro Polana Caniço B, Quarteirão do Distrito Municipal KAmaxaquene.
A escola ganha o nome de Matchik – Tchik em homenagem a André Matchik Tchik Dlomane Fumo, que era um Régulo que sucedeu o pai Matchik – Tchik. Lutou e desafiou os colonos portugueses, ficando famoso e sendo respeitado por eles (dados recolhidos junto dos familiares mais próximos).
A escola foi construída em finais de 2002 e inaugurada no dia 31 de janeiro de 2003, sendo comemorado o 25 de fevereiro como o Dia da Escola, dado que 31 de janeiro não coincide com o período letivo.
Inicialmente, lecionava da 1ª à 5ª classe e tinha 5 salas de aulas e um bloco administrativo
Dois anos depois, foram construídas mais 5 salas de aulas e, em 2010, a escola ganha outras 5, totalizando 15 salas. Em 2011 introduziu-se a EP 2 (6ª e 7ª classes).
Possui 4 casas de banho, ligadas aos pavilhões, e tem um bloco administrativo composto por uma sala de professores, dois gabinetes pedagógicos, um gabinete de diretor, um gabinete de chefe de secretaria, uma secretaria, duas casas de banho para os professores e copa. Tem ainda um campo terraplanagem, onde se praticam atividades desportivas.
A EPC Matchik - Tchik funciona em regime de três turnos, no curso diurno, e assegura a Alfabetização e Educação de Adultos (AEA), no curso noturno. Tem 59 funcionários, sendo 48 docentes, 6 funcionários da área administrativa, pagos pelo estado, e 5 contratados pelo Conselho da Escola.
No que concerne ao efetivo escolar, a escola tem 2959 alunos, distribuídos em 45 turmas, assistidas por 47 professores, dos quais 30 são do EP1 e 17 do EP2. Ao nível da AEA, contamos com 32 alunos, assistidos por 2 alfabetizadores.
Escola Comunitária Rainha da Paz
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Fundação: 1998 Localização: Bairro da Polana Caniço A, Q. 01, Talhão 409 - Maputo Classes: Pré-Escolar à 7ª classe |
A Escola Comunitária Rainha da Paz foi criada no ano de 1998, com o objetivo de promover uma educação de qualidade, a baixo custo, e dar uma oportunidade de emprego aos jovens professores.
No período em que iniciou o Projeto da Escola, os responsáveis da Comunidade eram o animador Raimundo Tembe e o Padre Frei Basílio de Resende. O Projeto foi concebido e apresentado à Comunidade pelo Fundador e Diretor da Escola, Salvador Mondlhane.
Foram enfrentadas imensas dificuldades para a materialização deste Projeto, entre as quais mencionamos: falta de verba para arcar com as despesas; falta de acompanhamento contínuo e de apoio monetário por parte da Comunidade; exigências, por parte da Comunidade, relativas a apoios financeiros; falta de apoios para o pagamento dos salários dos professores; atraso na disponibilização de fundos doados para a construção de salas, o que provocou a perda de apoios seguintes.
O Fundador teve que pedir apoio à Embaixada da Irlanda para a construção das 3 primeiras salas de aulas e o Frei Lucas acompanhou, temporariamente, o processo de construção das 3 salas de aulas e do bloco administrativo.
De forma contínua, com recursos próprios e com o apoio de parceiros, o Fundador sempre lutou pela melhoria das condições da Escola, quer em termos de infraestruturas, quer ao nível dos serviços prestados.
Atualmente, a escola atravessa um momento de crescimento nas duas principais áreas de atuação, designadamente: infraestruturas e serviços prestados. Esta Escola, que iniciou sem salas de aulas, agora conta com um total de 6 salas, uma sala de informática, casas de banho próprias, um bloco administrativo e uma enfermaria.
Têm sido parceiros fundamentais para o crescimento da Escola Comunitária Rainha da Paz, a Escola Portuguesa de Moçambique, a Escola Americana de Maputo e a Willow International School. A Escola Portuguesa de Moçambique, em particular, tem sido uma alavanca preponderante em vários sentidos, mas muito particularmente incluindo esta escola no Projeto Mabuko Ya Hina.
Escola Primária Completa Maguiguana
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Fundação: 1972 Localização: Bairro de Maxaquene D Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola está situada na Rua 1º de Maio, Quarteirão 02, no Bairro de Maxaquene D, no Distrito Municipal KaMaxakeni. Tem 49 anos de existência, tendo sido inaugurada em 1972. No ato da sua inauguração, ficou conhecida como Escola do Bairro Nkoki e, após a independência, foi-lhe atribuído o nome de Maguiguana, em memória de um guerreiro da luta de resistência contra a dominação colonial.
A Escola Primária Completa Maguiguana é constituída por 10 salas de aulas, distribuídas em dois pavilhões.
Tem 3 blocos de casas de banho, dois ligados aos pavilhões das salas de aulas e um afastado, e possui, logo à entrada, um pequeno espaço que é usado como campo de futebol e para as aulas de educação física. A escola tem um pequeno compartimento que funciona como sala dos professores e tem uma biblioteca.
Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras
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Fundação: 1989 Localização: Bairro Polana Caniço B Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras situa-se no Bairro Polana Caniço B, ao lado da Igreja Comunidade Nossa Senhora da Consolata.
A escola nasceu num espaço que abrigava cavalos, no tempo colonial. Após a independência de Moçambique, o espaço ficou vazio e um grupo de jovens que frequentava a igreja solicitou a cedência do mesmo aos Chefes do Quarteirão 53/54, com o objetivo de criar uma escola para as crianças órfãs e vulneráveis do Bairro.
O espaço foi atribuído para os fins desejados e a escola começou a funcionar em 1989, lecionando da 1ª à 4ª Classe.
Em 1993, as Irmãs Missionárias da Consolata contribuíram para a reabilitação da escola e para a aquisição de carteiras escolares, passando, então, a lecionar da 1ª à 7ª Classe.
Quando foram transferidas para outra congregação, as Irmãs cederam a casa onde viviam à escola, a qual foi transformada em Biblioteca Escolar.
Escola Primária Completa 4 de Outubro
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Fundação: 1992 Localização: Bairro Maxaquene D, Rua Alexandre Langa - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A EPC 4 de Outubro surgiu um pouco depois da independência nacional, como anexa à antiga Escola Bairro Coque (atualmente EPC Maguiguana).
Foi construída com material não convencional, o que originou a sua destruição com o vendaval ocorrido neste período.
Neste contexto, a Escola solicitou à Direção Distrital de Educação do DU3 um espaço onde, através de um projeto do Banco Mundial, no decurso do ano de 1992, foi construída esta escola, que se localiza no bairro de Maxaquene D, Quarteirão 21, Rua Alexandre Langa.
Porque o início do seu funcionamento coincidiu com um marco importante na história de Moçambique, o da assinatura, em Roma, do Acordo Geral de Paz, foi batizada com o nome Escola Primária Completa 4 de Outubro.
O grande objetivo desta Instituição é formar cidadãos com valores, habilidades e capacidades para responder às necessidades da sua própria vida e do País.
No que concerne ao efetivo escolar, tem 2959 alunos, distribuídos em 45 turmas, assistidas por 47 professores, dos quais 30 são do EP1 e 17 do EP2. Ao nível da Alfabetização e Educação de Adultos, contamos com 32 alunos, assistidos por 2 alfabetizadores.
Escola Comunitária Maxaquene D
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Fundação: 1997 Localização: Bairro de Maxaquene Maputo Classes: 6ª à 12ª classe |
Após a independência de Moçambique, a rede escolar enfrentou dificuldades para responder à demanda dos alunos no Bairro de Maxaquene D.
Nessa altura, existiam apenas 2 escolas e a procura era elevadíssima, pelo que a comunidade reuniu, criou e fundou a escola, batizando-a com o nome do Bairro.
As atividades iniciaram no ano de 1991 e a escola recebeu a autorização definitiva para funcionar em 1997, tendo como objetivo principal ajudar as crianças órfãs, carentes, vulneráveis e pobres.
A Escola não tem apoio financeiro do governo, com exceção da oferta dos manuais escolares de distribuição gratuita.
Escola Comunitária 4 de Outubro
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Fundação: 1988 Localização: Bairro da Polana Caniço A Maputo Classes: 1ª à 12ª classe |
A Escola Comunitária 4 de Outubro foi criada em 1988, para suprimir a demanda, dado existir apenas uma escola pública no Bairro.
A sua edificação foi possível através do apoio da Embaixada dos Países Baixos e por iniciativa do atual Diretor, Lote Mondlane.
Inicialmente, lecionava as classes do ensino primário, mas atualmente leciona da 1ª à 12ª Classe.
A escola possui 11 salas de aulas, um gabinete do diretor, um de DAE, uma secretaria, uma sala dos professores, um gabinete de aconselhamento, uma lanchonete, uma minibiblioteca e uma reprografia.
Tem também um grupo cultural, denominado Comunichiv, que dinamiza atividades culturais na Escola e na Comunidade.
Escola Primária Completa Polana Caniço B
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Fundação: 1986 Localização: Bairro Ferroviário, nº 25, Talhão 368 - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa Polana Caniço B encontra-se localizada no Bairro Ferroviário, prolongamento da Avenida Vladimir Lenine, Nº 25, Talhão nº 368, Distrito Municipal KaMaxakeni.
A escola foi fundada em 1986, como anexa à Escola Primária Completa Polana Caniço A, com estrutura de chapas de zinco. As turmas estudavam debaixo das árvores e a direção funcionava nas instalações do Grupo Dinamizador do Bairro Polana Caniço B.
Devido às precárias condições da escola, sentiu-se a necessidade de construir uma nova escola que foi batizada com o nome de Escola Primária Completa Polana Caniço B. A nova escola foi inaugurada no dia 16 de fevereiro de 1993, pelo então Ministro da Educação, Aniceto dos Muchangos, com o plantio de uma árvore de sombra.
A EPC Polana Caniço B possui 20 salas de aulas e é constituída por 4 blocos, nomeadamente: um bloco administrativo, área de salas de aulas, uma biblioteca, um espaço de saúde escolar e quatro blocos sanitários.
A Escola leciona três ciclos de aprendizagem, 1º, 2º e 3º, em três turnos.
Escola Primária Completa Unidade 25
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Fundação: 1972/1973 Localização: Bairro de Maxaquene, entre a Rua de Malhangalene e 1º de Maio - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa Unidade 25 localiza-se na esquina entre as Ruas da Malhangalene, Nº 1357, e 1º de Maio, no Quarteirão 56.
É uma instituição de ensino público, construída no tempo colonial, entre 1972 e 1973, para servir os filhos dos indígenas. Possuía 5 salas, uma piscina, baloiços, um campo de jogos, uma cozinha, uma sala de costura e casas de banho.
Com o tempo, a escola ficou danificada e em 1991 foi reconstruída.
A EPC Unidade 25 foi inaugurada em 1992 e passou a ter 10 salas, dois blocos sanitários, uma biblioteca e um bloco administrativo, onde funcionam a secretaria e os gabinetes do Diretor e do Diretor Adjunto Pedagógico, intercalados por uma sala de estar.
Escola Primária Completa de Madjadjane
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Fundação: 2004 Localização: Localidade de Salamanga, Distrito de Matutuíne Classes: 1ª à 7ª classe |
Entre 1986 e 2003, a EPC de Madjadjane funcionou nas instalações da Reserva Especial de Maputo, com o nome de Escola Primária da Reserva. Em 2004, passou a funcionar no local onde hoje se encontra, mas só em 2013 passou a chamar-se Escola Primária de Madjadjane.
Foi-lhe atribuída esta designação por estar localizada no Bairro de Madjadjane e por ser o nome do primeiro Régulo desta comunidade.
A Escola foi reconstruída em 2010, com o financiamento do Estado, e em 2014 passou de Escola Primária a Escola Primária Completa, lecionando da 1ª à 7ª Classe, em regime de dois turnos.
Esta escola tem 4 salas de aulas, 1 campo polivalente de jogos, para futebol, voleibol e atletismo, 3 casas de banho, 1 bomba manual de água e 2 reservatórios, 1 cozinha e 1 armazém onde funciona o Projeto “Alimentação Escolar”.
É de salientar que na Escola existem Clubes de Aprendizagem, nomeadamente literacia, numeracia, desporto e cultura.
A missão da EPC de Madjadjane é prestar à comunidade um serviço educativo de excelência, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos; promover o respeito pelo uso e conservação dos recursos faunísticos; transmitir conhecimentos científicos, valores, habilidades e capacidades para o sucesso do aluno na vida profissional e social.
Escola Primária Completa e Secundária do Triunfo
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Fundação: 1976 Localização: Bairro da Costa do Sol, 5ª Avenida - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa do Triunfo foi fundada em 1976 pela Combatente da Luta de Libertação Nacional, Lina Magaia.
Localiza-se no Bairro da Costa do Sol, Zona do Triunfo, e, por se tratar de um Bairro “Nobre”, a Escola serve as crianças do Bairro Minguene.
Após a inauguração da Escola, a Fundadora passou a gestão para a Associação Kanimambo, mas a demanda era grande e o Governo investiu no alargamento da Instituição, pelo que a mesma passou a estar sob a tutela do Estado.
Hoje, a EPC do Triunfo conta com 15 salas de aulas, uma biblioteca e um pavilhão administrativo.
Funciona em regime de 3 turnos diurnos,1 curso noturno e, à noite, ainda oferece aulas de alfabetização e educação de adultos.
A Biblioteca da EPC do Triunfo é também utilizada pelos alunos da Escola Secundária, uma vez que ambas estão inseridas no mesmo espaço.
Escola Primária Completa Maxaquene C
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Fundação: 1988 Localização: Bairro Maxaquene C Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A EPC Maxaquene C situa-se no Bairro com o mesmo nome. Foi inaugurada aos 19 de maio de 1989, com 4 salas de aulas.
Em 1993, beneficiou de um financiamento, por parte das esposas dos embaixadores acreditados em Moçambique, para a construção de mais 4 salas e do muro de vedação.
Em 2003, foram construídas mais 2 salas de aulas com o valor da contribuição dos pais.
Em 2007, beneficiou da construção de mais 5 salas (Projeto FASE FTI), totalizando 14 salas de aulas e uma para professores.
Em 2014, no âmbito do desenvolvimento participativo, beneficiou de uma reabilitação das salas 1 a 4 e 7 a 10.
Entre 2014 e 2015, a Escola beneficiou ainda de um projeto de construção de um bloco sanitário para alunos e professores, por parte da Wsup, que comporta quatro casas de banho para meninas e rapazes e duas para professores. Possui, também, um bloco administrativo, composto por dois gabinetes, uma secretaria e um bloco do setor pedagógico.
Escola Primária Completa Unidade 23
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Fundação: 1973 Localização: Bairro da Mafalala, Rua da Guiné, Q 12 - N15 - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A EPC Unidade 23 surge no âmbito da construção das escolas no país, no ano de 1973, para responder às exigências da comunidade.
A Escola tem 6 salas de aulas, 1 sala de professores, 1 bloco administrativo, 2 casas de banho para professores, 2 casas de banho para alunos e 1 biblioteca.
A Biblioteca Escolar da EPC Unidade 23 foi criada com o apoio da Associação Iverca, sediada no Bairro da Mafalala, e da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa.
A Escola funciona em regime de 3 turnos, lecionando da 1ª à 7ª classe.
Escola Primária Completa Ntwananu
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Fundação: 1994 Localização: Bairro da Costa do Sol, Avenida Cândido Mondlane, Q12, Casa nº 1477 Maputo Classes: 1ª à 8ª classe |
A Escola Primária Completa Ntwananu leciona da 1ª à 7ª Classe. Funciona desde 1992 e, nessa altura, apenas lecionava da 1ª à 5ª Classe, com um efetivo de 202 alunos, dando-se prioridade às raparigas.
Devido à pressão da comunidade, em 2001, introduziu-se o EP2 para a lecionação da 6ª e 7ª Classes. Deste modo, os seus educandos estudariam próximo de casa, evitando-se que percorressem longas distâncias.
Seguimos o método construtivista, que se baseia em estimular o conhecimento no aluno e estabelecer uma interação realística entre aluno, professor, pais e encarregados de educação. Assim, desenvolvemos vários eventos na área da Cultura e das Artes, utilizando-se, nesta última, material reciclado, no âmbito do Projeto 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Escola Primária Completa da Imaculada
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Fundação: 2007 Localização: Avenida Julius Nyerere Bairro do Hulene B - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa da Imaculada pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Mavalane e situa-se no Bairro de Hulene B.
A partir de 2007, a escola passou a ter características próprias, no que diz respeito ao nome e à gestão. Apesar da Direção da EPC da Imaculada pertencer à Igreja, a instituição é pública e é reconhecida e regida pelas normas educacionais vigentes no país. O terreno onde a escola foi construída, as instalações e os equipamentos pertencem à Igreja, mas os membros da Direção, os docentes e alguns técnicos fazem parte do quadro de funcionários do Estado, a quem compete a seleção, enquadramento e remuneração dos mesmos.
A EPC Imaculada tem 12 salas de aulas, casas de banho, uma sala de informática, um ginásio e um bloco administrativo. Tem, também, uma biblioteca e uma maleta de leitura com muitos livros, uma televisão e um leitor de DVD’s.
A escola funciona em regime de dois turnos (manhã e tarde) e a maioria dos alunos reside nos Bairros de Hulene B e Laulane. No âmbito das iniciativas escolares, os alunos já participaram em Olimpíadas, Feiras Culturais e, desde 2012, nas atividades do Projeto Mabuko Ya Hina.
Foi vencedora de alguns Festivais “Escolas Com Livros”, lançou um livro de poesias, elaborado pelos alunos, e já acolheu vários escritores.
Abraçamos todas estas iniciativas para que os alunos e professores possam interagir com todos os meios possíveis para o desenvolvimento integral da pessoa e terem a oportunidade de partilhar os seus dons.
Com entusiasmo, os nossos alunos cantam: “Somos crianças da Imaculada, que alegria estar aqui, como é belo ter você. Ser criança feliz é sonhar no amanhã, é ser livre para brincar e aprender a viver.”
Escola Primária Completa Unidade 19
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Fundação: 1972 Localização: Bairro do Aeroporto A, Rua de Camões - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa Unidade 19 foi fundada em 1972. A construção é convencional e localiza-se no Bairro do Aeroporto A, no Distrito Municipal Ka-Nlhamankulo, na Cidade de Maputo. O Bairro é limitado a norte pela Av. Gago Coutinho, a sul pela Av. de Angola, a Este pela Av. Joaquim Chissano e a Oeste pela Av. Gago Coutinho.
Inicialmente, lecionava da 1ª à 4ª Classe, tendo posteriormente passado a lecionar até ao segundo ciclo. Assim, deixou de ser apenas Escola Primária para passar a Primária Completa.
Escola Primária Completa Unidade 18
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Fundação: 1972 Localização: Bairro do Aeroporto - Rua Gago Coutinho - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A EPC Unidade 18 foi fundada no tempo colonial, no ano de 1972.
A Escola é composta por 18 salas de aulas e lecionava da 1ª à 4ª Classe. Numa fase posterior, passou a lecionar até à 7ª classe.
Em 1991 sofreu algumas obras de reabilitação e em 2019 foram totalmente reabilitados os sanitários, os bebedouros e o furo de água, tendo-se construído um muro com vedação na parte traseira da escola.
Escola Primária Completa Anexa ao IFP da Matola
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Fundação: 1998 Localização: Bairro da Matola C/Hanhane, Rua do IMAP - Matola Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Anexa ao IFP da Matola tem a missão de garantir o acompanhamento da formação de futuros professores e preparar crianças comprometidas com valores patrióticos, éticos, morais, de justiça social e de solidariedade, capazes de alcançar os objetivos do ensino primário e de se enquadrarem em suas comunidades.
A Escola Anexa, construída com material convencional, entrou em funcionamento em janeiro de 1999, com cinco professores e com o nome de Escola Primária Anexa ao IMAP da Matola. Esta escola, situada na cidade da Matola, no Bairro da Matola C, na rua do IMAP, sempre funcionou num regime de dois turnos; inicialmente com turmas de trinta alunos e atualmente com 610 alunos, em 13 turmas (1 da 1ª e 2 da 2ª à 7ª classe), dezasseis professores e uma média de 45 alunos por turma.
Para a concretização dos objetivos, a escola conta com todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem, estruturados em: direção da escola, coletivo de professores e conselho de escola, coesos e com a mesma finalidade.
Escola Primária Completa Unidade 22
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Fundação: 1974 Localização: Bairro da Mafalala, Rua de Timor - Maputo Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa Unidade 22 foi construída em 1974 pelo Governo Colonial Português, no âmbito da criação das escolas indígenas, as vulgares Unidades, sendo composta por cinco salas de aulas, uma piscina, uma cozinha e uma sala de costura.
Entre 1990/1992 a Escola foi reabilitada por uma organização não-governamental (ONG), passando a funcionar com dez salas de aulas, duas casas de banho, uma secretaria, uma cantina e uma fontenária.
No decorrer da reabilitação, as aulas eram lecionadas em casas particulares (de pais/encarregados de educação) que possuíam maior espaço exterior, bem como em edifícios abandonados.
Face à degradação acentuada da infraestrutura, em 2017, a Escola beneficiou, através do Fundo do Orçamento Participativo do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, de uma reabilitação parcial, em cinco salas de aulas.
Sendo bastante elevado o lençol freático da zona onde a Escola foi construída, na época chuvosa tem enfrentado dificuldades, face às inundações que vem sofrendo e que colocam em causa o pleno funcionamento das atividades letivas, as quais decorrem em regime de três turnos.
Escola Primária Completa de Salamanga
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Fundação: 1945 Localização: Distrito de Matutuine Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária Completa de Salamanga localiza-se a Sul do Distrito de Matutuine, na Província de Maputo e foi construída entre 1940 e 1945.
Outrora a instituição teve o nome de Escola Oficial e estudavam nela os filhos dos assimilados. Com o tempo, a Escola ficou paralisada devido à guerra dos 16 anos. Após a guerra, a Escola foi reabilitada pela Direção Provincial de Maputo, no âmbito do programa da PASE, financiado pelo Governo da Finlândia em 2001.
A Escola funciona, atualmente, com 8 salas de aulas, mobiladas com 117 carteiras duplas, 8 quadros pretos e leciona da 1ª à 7ª classe, em dois turnos.
De salientar que o turno da manhã inicia as atividades às 6h45 e termina às 11h30 e o turno da tarde inicia às 11hh50, até às 16h.30.

Escola Primária do 1º e 2º Graus de Chaimite B/2
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Fundação: 1977 Localização: Chibuto - Chaimite B/2 Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária do 1º e 2º Graus de Chaimite B/2 foi fundada em 1977, em Guve-Guve, tendo sido posteriormente transferida para o local atual.
Funciona em regime de 2 turnos, manhã e tarde, possuindo 10 salas de aulas convencionais, com uma média de 900 alunos e 19 professores.
Escola Primária do 1º e 2º Graus de Bucuxa
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Fundação: 25 de fevereiro de 1955 Localização: Posto Administrativo de Godibe Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola foi fundada pela Igreja Católica, em 25 de fevereiro de 1955, e chamava-se Escola Santo Inácio de Bucuxa.
Esta Escola foi tutelada por vários dirigentes até 4 de junho de 2008, data em que se comemora o “Dia da Escola”, pois foi nessa data em que foi batizada com o nome de “Escola Primária Completa de Bucuxa”.
Atualmente, conta com um universo de cerca de 500 alunos e 12 docentes.
Escola Primária do 1º e 2º Graus de Banhel
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Fundação: 1966 Localização: Bairro 06 de Banhel - Posto de Chaimite Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola surgiu num espaço vedado de caniço, por baixo de uma mafurreira, que era inicialmente a machamba de um chefe local, Banhel Macamo.
Existia apenas uma turma, lecionada pelo professor Afonso Jeremias, e os alunos sentavam-se no chão.
Após as cheias de 1977, a comunidade residente nas margens do rio Limpopo foi obrigada a deslocar-se e a Escola foi transferida para o local atual, tendo sido contruída pelos padres, com material local.
Aos domingos, uma sala de aula funcionava como igreja.
Escola Primária do 1º e 2º Graus de Uahamuza
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Fundação: 1977 Localização: Centro da Aldeia dos Bairros 1, 2, 3 e 4 Classes: 1ª à 7ª classe |
Devido às cheias que afetaram a população que vivia no vale de “Rumbanguene”, a mesma teve que se deslocar e fundou a aldeia de Uahamuza.
Entre 1977 e 1982, existiam 2 escolas, localizadas nos bairros 1 e 2, que funcionavam em salas de construção precária. Da sua unificação, surgiu, em 16 de fevereiro de 1982, a EP do 1º e 2º Graus de Uahamuza.
Em novembro de 2004 e no âmbito de uma parceria entre o Governo de Moçambique e o Governo da África do Sul, foram construídas 5 salas e um bloco administrativo.
Escola Primária do 1º e 2º Graus Samora Machel B/C
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Fundação: 1977 Localização: Bairro Samora Machel B/C - Chibuto Classes: 1ª à 7ª classe |
Esta Escola foi fundada em 1977, com o objetivo de ajudar a comunidade local.
Devido às cheias de 1977, a comunidade teve necessidade de se deslocar do vale onde vivia e criou o Bairro Samora Machel.
Para colmatar a falta de um local para a educação das crianças, o senhor Jaime Tivane, que na altura exercia as funções de Secretário do Bairro, fundou a Escola Primária do 1º e 2º Graus Samora Machel.
Escola Primária do 1º e 2º Graus de Chiconelane
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Fundação: 1917 Localização: Chiconelane - Bairro 3 Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola de Chiconelane foi fundada no ano de 1917 e esteve sob a responsabilidade da Igreja Católica até ao ano da independência de Moçambique.
Até 1975, lecionava do 1º ao 3º Ano, passando a lecionar até à 5ª classe a partir do ano de 1976.
A partir de 2012, a Escola passou a lecionar da 1ª à 7ª Classe, tendo anualmente uma média de 500 alunos e 10 professores.
Escola Primária do 1º e 2º Graus de Malehice B/2
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Fundação: 2003 Localização: Malehice, Bairro 2, Rua 5 Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola, dirigida pelo diretor Moisés Fabião Sitoe, contava com 4 salas, construídas pela comunidade e 4 turmas, cada uma lecionada por 1 professor, sendo duas da 1ª Classe e duas da 2ª Classe.
Em 2007, foi construído um bloco de 3 salas convencionais, onde se lecionava da 1ª à 5ª Classe.
Em 2008, foram construídos 3 sanitários de bloco de cimento e, em 2010, introduziu-se o EP2, contando com 2 turmas da 6ª Classe.
Em 2012, a Escola beneficiou da construção, em material convencional, de um bloco de 4 salas.
Atualmente, a Escola funciona com 8 salas de aulas, uma das quais é de material misto e sete de material convencional.
Desde o ano de 2015, a Escola conta com uma “Maleta de Leitura” com diferentes tipos de livros, que impulsionam o processo de aprendizagem e o aperfeiçoamento da leitura e da escrita.
Escola Primária do 1º e 2º Graus de Mabunganine
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Fundação: 1949 Localização: Posto Administrativo de Malehice - Muxaxane Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária do 1º e 2º Graus de Mabunganine teve como fundador e primeiro professor Albino Ugueio.
A Escola funcionava dentro de uma vedação feita de material local (capim e estacas de canhoeiro), com um efetivo de 46 alunos, da 1ª Classe, divididos em duas turmas.
Em 1951, o professor Mbomanhani Ugueio integrou o corpo docente desta escola, apoiando o professor Albino Ugueio.
Escola Primária do 1º e 2º Graus Eduardo Mondlane
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Fundação: 1945 Localização: Malehice - Eduardo Mondlane Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola Primária do 1º e 2º Graus Eduardo Mondlane foi fundada, em 1948, na zona baixa da aldeia, tendo sido deslocada para a zona alta em 1978, devido às cheias de 1977.
No ano de 1999, foi implementada na zona onde se encontra hoje.
Esta Escola apenas lecionava o 1º Grau do Ensino Primário, passando, também, a lecionar o 2º Grau, a partir de 2004.
Escola Primária do 1º e 2º Graus de Chégua
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Fundação: 1916 Localização: Coca-Missava-Aldeia Chégua Classes: 1ª à 7ª classe |
A Escola foi fundada em 1916 pelos padres da Igreja Católica.
Era uma escola rudimentar, que lecionava da 1ª à 3ª Classe, orientada por um único professor, André Chidzapelane Soto e teve como primeiro aluno Alberto Chissano.
Tinha uma machamba que produzia e vendia os seus produtos, construindo-se, assim, uma sala de alvenaria.
No ano de 1982, a Escola passou para o centro da Aldeia de Chégua, sendo dirigida pelo professor António Bave.
A Escola passou a lecionar da 1ª à 7ª Classe, tendo sido construídas, em 2011, mais 5 salas de aulas, em alvenaria, com o apoio de uma organização.
Voluntários
"A amizade é um caminho que desaparece se não pisado constantemente." Prov. Africano
O Projeto “Mabuko Ya Hina” conta, também, com a colaboração dos seguintes grupos culturais que. através de atividades de leitura, canto, dança e do teatro dão vida aos livros das bibliotecas escolares e das maletas de leitura, designadamente:
Grupo Cultural da EPC Polana Caniço A - Voz do Povo
Grupo Cultural da EPC 12 Outubro - Vumbuluka
Grupo Cultural da EC Maxaquene D - Lwandle
Grupo Cultural da EPC Ntwananu
Documentos
"O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido!" Prov. Africano
Catálogo online - Fundo bibliotecário
Bibliotecas Escolares e Maletas de Leitura
Download do Projecto Mabuko Ya Hina 2012-2018
- Modelo de Plano Biblioteca Escolar
- Modelo de Regimento Maletas de Leitura
- Modelo de Guia de Circulação Maletas de Leitura
- Plano Trimestral (Bibliotecas e Maletas)
- Listagem de Catalogação
- Horario Biblioteca/Maleta
- Classificação Decimal Universal - CDU
- Classes - CDU
Plano anual de Atividades
Relatório Anual de Actividades
Novidades
- “Mabuko Ya Hina” premeia os vencedores do Festival “Escolas Com Livros 2024”
- “Mabuko Ya Hina” dá início ao Festival “Escolas Com Livros”
- Alunos do Triunfo premiados por pintarem a Liberdade
- Mabuko Ya Hina intervém ao nível do PNALE
- Formação nas áreas da Iniciação à Leitura e Supervisão de Maletas de Leitura
- "Mabuko Ya Hina" comemora Dia de África
- “Mabuko” comemora Dia Mundial do Livro com a inauguração de biblioteca
- Mabuko Ya Hina comemorou Semana da Leitura 2024
- Mabuko Ya Hina apresenta Carro Biblioteca
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