3º ano no Planetário

Na semana de 27 a 31 de maio de 2024, todas as turmas do 3º ano da Escola Portuguesa de Moçambique, visitaram o Planetário, para assistir à “Dança da Terra e da Lua”.

“Na semana de 27 a 31 de maio, cada uma das turmas do 3º ano visitou o Planetário durante uma hora.

Quando entraram no Planetário, os alunos sentaram-se em roda; uma parte ficou no Hemisfério Norte e a outra no Hemisfério Sul. Depois, o professor Nuno desligou as luzes e apareceu o céu, cheio de estrelas. De seguida, ele mostrou aos alunos o comando que iria utilizar, para viajar para diferentes planetas, ou para viajar no tempo. Utilizando este comando, o professor “transportou” os alunos para fora do nosso sistema solar, para conseguirem ver os planetas no seu movimento de translação, à volta do Sol.

Depois, mostrou a Terra e a Lua, a fazerem a sua dança, com a Lua a girar à volta da Terra. Nesta dança os alunos observaram os movimentos de translação e de rotação da Lua, ou seja, à volta da Terra e sobre si própria. Estes movimentos dão origem às fases da Lua.

O 3º ano fez esta visita porque, nas suas aulas, está a aprender sobre os movimentos da Terra e da Lua”.

Alunos do 3ºC

(O texto foi elaborado como um exercício de escrita, em grupo, para aplicar as características da notícia, como tipo de texto, por isso está escrito na 3ª pessoa).

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

ic acesso

 

 

Pesquisa