Entre os dias 3 e 7 de março, realizou-se a 3.ª edição da Feira do Futuro da EPM-CELP, um evento que se tem consolidado como uma plataforma essencial de orientação, descoberta e inspiração para os alunos do 9.º ao 12.º ano. Este ano, 27 turmas participaram num programa repleto de experiências enriquecedoras, que combinaram autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, interação com profissionais de diversas áreas e contacto com instituições de ensino superior.
A Feira do Futuro continua a afirmar-se como um espaço privilegiado para o encontro entre escola, alunos, famílias e o mundo profissional. Um dos pontos altos desta edição foi a introdução de mesas redondas moderadas por alunos, onde mais de 10 profissionais partilharam, de forma próxima e inspiradora, os desafios e as oportunidades das suas carreiras. Estas sessões complementaram o já conhecido speed dating profissional, que contou com a presença de mais de 20 especialistas nas áreas da medicina, direito, gestão, artes, multimédia, marketing e comunicação.
Também os alunos do 12.º ano beneficiaram de mais de 34 horas de formação conduzidas pela Associação Inspiring Future (https://inspiring.future.pt/home), que voltou a marcar presença, apresentando aos jovens diversas instituições de ensino superior e respetivas ofertas formativas.
Além das sessões profissionais, a Feira ofereceu ainda momentos dedicados à literacia financeira, dinamizados pelo BCI – parceiro desde a primeira edição –, destinados tanto a alunos como a pais, com o objetivo de promover hábitos de poupança e uma melhor gestão do orçamento familiar.
As famílias também tiveram espaço nesta edição, com sessões orientadas especificamente para pais e encarregados de educação. O coach Shiraz Calu conduziu duas conversas impactantes: “O Poder do Foco”, dirigida aos alunos, focada na importância da concentração, disciplina e clareza de objetivos; e “Família: Lugar de Boas Memórias”, uma reflexão sobre o papel fundamental da família na formação emocional e afetiva dos jovens (
A Feira do Futuro tem sido, além de um sucesso junto dos alunos, um catalisador de envolvimento comunitário. Vários encarregados de educação participaram ativamente, não apenas como ouvintes, mas também como oradores e voluntários, tornando-se agentes diretos na construção do futuro académico e profissional dos seus filhos e colegas.
Contudo, apesar dos muitos apoios – entre os quais se destacam BCI, Cotur, TV Cabo, Maison Moz, Acácia Inn e Tiba Group – os custos da feira ultrapassaram os 420.000 meticais. Foi, por isso, solicitada uma comparticipação simbólica de 600 meticais por aluno, à qual apenas cerca de 29% responderam. Sabemos que “não se fazem omeletes sem ovos” e, nesse sentido, é importante reforçar o apelo à comunidade educativa: a continuidade e o crescimento da Feira do Futuro dependem do envolvimento e do compromisso de todos.
A 4.ª edição já está a ser planeada. Fica o convite a toda a comunidade escolar para que participe, apoie e se envolva ainda mais nesta iniciativa que tem feito a diferença no percurso dos nossos jovens.
O futuro da Feira do Futuro também depende de si!
AP (CD), maio de 2025