Aluno da EPM-CELP realizou um estudo sobre “multirresistência bacteriana” no ICOR

No âmbito de uma estratégia de iniciação à investigação científica na disciplina de Química do 12º ano (Curso de Ciências e Tecnologias), o aluno Rodrigo Garrido, do 12ºA1, realizou, nas instalações do laboratório do Instituto do Coração – ICOR em Maputo, a componente experimental relativa do seu trabalho de projeto “MULTIRESISTÊNCIA BACTERIANA: um estudo sobre a influência da concentração de CO2 na resistência antimicrobiana de Staphylococcus aureus.”

O Rodrigo executou as técnicas específicas e recolheu resultados, entre os dias 5 e 19 do passado mês de fevereiro, sob a supervisão da Dra. Maria Espírito Santo (à direita) e do técnico superior José Matsumane (à esquerda).

“Foram duas semanas de trabalho árduo, mas que, sem dúvida, me marcarão na carreira por que optar. Uma experiência única de imersão num meio em que almejo passar a minha vida profissional, experiência pela qual só tenho a agradecer.”, disse o aluno.

No fundo, é isto que a EPM-CELP pretende proporcionar aos seus alunos, a oportunidade de “expandirem os seus horizontes”, seguindo, profissionalmente, os trilhos daquilo que mais os alicia e motiva. É esse o papel desta disciplina do 12º ano: dar aos alunos a oportunidade de escolher um tema que lhes interesse e de, na ótica do mundo em que, no futuro, viverão, desenvolver um projeto de investigação científica anual, com uma componente experimental prática, para além da componente de investigação teórica.projeto aluno p

“Não percam a oportunidade de se inscrever nesta disciplina por medo ou por preguiça. Quando o fiz, nunca imaginei a proporção que o meu projeto tomaria, nem que iria ter uma experiência tão marcante como a que acabei por ter.”

O projeto está agora em conclusão e terá a sua apresentação juntamente com a dos restantes colegas, no Auditório Carlos Paredes, a 29 de maio deste ano, pelo que todos os alunos que estiverem interessados e/ou quiserem saber mais sobre este projeto, ou sobre a disciplina de Química do 12º ano, podem comparecer.

Os nossos sinceros agradecimentos ao ICOR- Instituto do Coração, pela disponibilidade de recursos, apoio e incentivos fornecidos pela equipa que acompanhou o nosso aluno, Rodrigo Garrido.

Muito obrigado pela vossa generosidade e por tornarem esta oportunidade possível.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa